estudos

10 séries da Netflix que vão te ajudar na hora do Enem 2022

Com as inscrições do Enem abertas, é hora de focar nos estudos para o exame. Confira séries que podem ajudar nessa tarefa

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 10/05/2022 às 10:07 | Atualizado em 10/05/2022 às 10:11
Notícia
Reprodução / Netflix
Hitler’s Circle of Evil (2018) - FOTO: Reprodução / Netflix

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o mais famoso vestibular do Brasil. A prova oferece uma chance para aqueles estudantes que desejam entrar nas universidades federais ou conseguirem bolsas em renomadas faculdades privadas.

No exame, os participantes precisam resolver 180 questões a respeito das quatro áreas do conhecimento, além de escrever uma redação sobre um tema surpresa.

Por isso, para se preparar, é necessário reunir um vasto conhecimento em interpretação de texto e boas noções de senso crítico, já que muitas das questões são interdisciplinares e abordam vários assuntos interligados.

Na preparação para o grande dia das provas, todo tipo de estudo é válido, em especial aqueles que também proporcionam um momento mais lúdico e relaxante, para aliviar as tensões.

O NE10 reuniu uma lista com 10 série da Netflix que vão te ajudar nos estudos para a prova do ENEM, confira a lista abaixo.

.

O Espião (2019), Gideon Raff

.

Reprodução / Divulgação
O Espião (2019) - Reprodução / Divulgação

A série fala sobre os conflitos entre a Síria e Israel, um tema recorrente nas provas de geografia.

Após tentativas frustradas de entrar no Serviço de Inteligência Secreta de Israel (Mossad), Eli começa a trabalhar como contador em Tel Aviv, onde leva uma vida pacata com sua família.

Tudo começa a mudar quando o Mossad o convida para uma missão de espionagem na Síria.

Explicando (2018), Claire Gordon, Ezra Klein e outros

.

Reprodução / Divulgação
Explicando (2018) - Reprodução / Divulgação

A série documental é um sucesso mundial e tem parceria com o site jornalístico Vox. “Explicando” aborda, em episódios curtos, temas diferentes que são pertinentes à sociedade atual.

É uma ótima maneira de adquirir repertório para a produção da redação. Como o tema é surpresa, estar atento aos principais temas de debate da atualidade é extremamente importante.

Hitler’s Circle of Evil (2018), Simon Deeley, Matthew Hinchcliffe e outros

.

Reprodução / Divulgação
Hitler’s Circle of Evil (2018) - Reprodução / Divulgação

Nesta série documental são analisadas as relações interpessoais e a dinâmica de poder dos principais membros do partido nazista.

O material conta com depoimento de especialistas e reconstruções dramáticas dos eventos, uma excelente escolha para revisar os assuntos que devem cair na prova de história.

Dope (2017), Richard Mejeh, Ben Reid e outros

.

Reprodução / Divulgação
Dope (2017) - Reprodução / Divulgação

A série fala sobre a guerra ao tráfico de drogas nos Estados Unidos, a partir dos depoimentos de traficantes, comparadores e policiais.

É uma boa pedida para entender questões sociais e culturais, que podem ser abordadas na prova de sociologia.

O Caminho dos Tormentos (2017), Konstantin Khudyakov

.

Reprodução / Divulgação
O Caminho dos Tormentos (2017) - Reprodução / Divulgação

A história se passa em 1924, em São Petersburgo, na Rússia, e conta a história das irmãs Katya e Dasha Bulavina.

As duas se apaixonam pelo mesmo homem, o poeta decadente Alexei Bessonov. Com a primeira guerra mundial, as irmãs aristocratas precisam lutar por suas vidas e ideais.

A série é uma adaptação do livro de mesmo nome do escritor Alexei Tolstói.

The Vietnam War (2017), Ken Burns e Lynn Novick

.

Reprodução / Divulgação
The Vietnam War (2017) - Reprodução / Divulgação

Essa produção foi uma das mais elogiadas obras televisivas dos últimos tempos. Em formato de série documental, os relatos exploram a Guerra do Vietnã, um dos acontecimentos mais polêmicos da história dos Estados Unidos.

Pode Me Chamar de Francisco (2016), Daniele Luchetti

.

Reprodução / Divulgação
Pode Me Chamar de Francisco (2016) - Reprodução / Divulgação

A série conta a história de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, desde o seu despertar para a vida religiosa até a sua ordenação como Papa. Além de contextualizar com os momentos de política na Argentina.

The Crown (2016), Peter Morgan e Stephen Daldry

.

Reprodução / Divulgação
The Crown (2016) - Reprodução / Divulgação

A trama acompanha o reinado de Elizabeth II na Inglaterra. A monarca assumiu a coroa com apenas 25 anos e enfrentou diversas crises políticas, sociais e pessoais.

Merlí (2015), Héctor Lozano

.

Reprodução / Divulgação
Merlí (2015) - Reprodução / Divulgação

Depois de ser expulso do seu apartamento e voltar a morar com a mãe, Merlí Bergeron começa a lecionar filosofia. Em suas aulas, o professor aborda novos métodos para incentivar o pensamento crítico dos alunos.

Marco Polo (2014), John Fusco

.

Reprodução / Divulgação
Marco Polo (2014) - Reprodução / Divulgação

A série se passa no século 13, enquanto o mercador italiano Marco Polo embarca com seu pai em uma jornada épica até a corte de Kublai Khan.

Comentários