COSME E DAMIÃO

COSME E DAMIÃO: Veja oração a Cosme e Damião

O dia de Cosme e Damião é celebrado em 27 de setembro no Brasil

Paloma Xavier
Paloma Xavier
Publicado em 27/09/2022 às 7:00
Divulgação
O dia de Cosme e Damião é celebrado em 27 de setembro - FOTO: Divulgação

Com certeza você já ouviu falar de Cosme e Damião, mesmo sem saber exatamente o que significa. A dupla de padroeiros é celebrada em 27 de setembro no Brasil, quando, tradicionalmente, são distribuídos doces.

.

QUE DIA É O DIA DE COSME E DAMIÃO?

O dia de Cosme e Damião é popularmente celebrado em 27 de setembro no Brasil, mas a data para a Igreja Católica é 26 de setembro.

A morte de Cosme e Damião teria acontecido em 27 de setembro e, por isso, a data ficou associada aos padroeiros.

Até 1969, a data correta era 27 de setembro, mas após uma reforma no calendário católico, foi decidido que Cosme e Damião seriam celebrados em 26 de setembro para não haver choque de datas com São Vicente de Paula.

Na igreja ortodoxa grega, a data dos gêmeos é celebrada em 1º de julho. Para os ortodoxos, o dia dos santos é 1º de novembro. Em 17 de outubro, também há uma celebração dos irmãos.

QUEM FORAM COSME E DAMIÃO?

Cosme e Damião são santos dos primórdios da igreja cristã. Os registros sobre datas de nascimento e morte dos gêmeos são escassos.

De acordo com os poucos registros, os irmãos nasceram na região da Ásia Menor, que corresponde à atual cidade de Egeia, na Síria, por volta do século 3º. Eles seriam médicos e teriam exercido a profissão de forma voluntária, não aceitando pagamentos.

Os gêmeos teriam sido cristãos, na época em que o Império Romano ainda não aceitava o cristianismo. Então, foram perseguidos e mortos a mando do imperador Diocleciano por volta do início do século 4º.

Os irmãos passaram a ser mártires e desde então são venerados. Cosme e Damião foram reconhecidos como santos a partir do século 6º.

Por terem atuado como médicos, a dupla é considerada padroeira dos cirurgiões, médicos, farmacêuticos e também das crianças, dos barbeiros e dos cabeleireiros. 

PORQUE DAR DOCES NO DIA DE SÃO COSME E DAMIÃO?

A celebração de Cosme e Damião no Brasil ocorre em 27 de setembro. Nas religiões afro-brasileiras é neste dia que se celebra os orixás Ibejis - entidades infantis que são sincretizadas com os irmãos padroeiros - com distribuição de saquinhos de doces às crianças.

ORAÇÃO A COSME E DAMIÃO 

"Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças.

Que a alegria da consciência tranquila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração.

Que a vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: 'Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino dos céus'. São Cosme e Damião, rogai por nós".

Como é o processo de CANONIZAÇÃO de um SANTO?