Da Rádio Jornal
Atualizada às 18h50
Na tarde e na noite desta quarta-feira (28), faltou energia em toda a região Nordeste. A informação foi confirmada pelo superintendente de operações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). A falha teve início às 15h08. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a falha se deu por causa de um incêndio no Piauí.
LEIA TAMBÉM:
Especialistas alertam: Celpe deve arcar com equipamentos danificados por apagão
Por causa da falta de energia, o metrô do Recife parou. Nas ruas da capital pernambucana, muitos semáforos se encontram desligados, o que provocou enormes congestionamentos. A repórter Simone Santos traz detalhes do fluxo na Zona Sul do Recife.
Às 16h, ouvintes informaram que a energia elétrica se restabeleceu em bairros da Zona Sul, como a Imbiribeira, e na Zona Oeste do Recife, na Caxangá.
Por volta das 16h45, o repórter André Luiz Cabral observou a formação de engarrafamentos na Avenida Norte, no sentido subúrbio-Centro:
Por causa do blackout, muitas empresas encerraram o expediente mais cedo e mandaram os funcionários para casa. O presidente da Câmara de Dirigentes Logistas do Recife, Eduardo Catão, recomendou que os consumidores saíssem das lojas antes que anoitecesse. A repórter Simone Santos, o comunicador Geraldo Freire e Carlos Morais, direto da redação, trazem detalhes da situação. Os ouvintes também fazem uma panorama do caos:
De acordo com a assessoria da Arena Pernambuco, o jogo entre Náutico e Sport não seria prejudicado, já que o estádio dispõe de três geradores. A partida acontece às 21h50. A expectativa agora é para saber como os torcedores vão chegar ao estádio, já que o metrô continua sem funcionar.
De acordo com a Metrorec, a previsão é de que, depois que a energia seja completamente restabelecida no Recife, os trens funcionem depois de 30 a 40 minutos. A Chesf fez a previsão de que às 18h30 a energia esteja normal. A Metrorec acredita que o blackout não vai dificultar o deslocamento dos torcedores para o jogo.