Entenda como ocorre a síndrome do intestino curto

A doutora Natália Lira explica o que é a doença
Da Rádio Jornal
Publicado em 18/02/2016 às 21:13


Foto: reprodução/internet

No Consultório do Rádio Livre desta quinta-feira (18) tratou da síndrome do intestino curto, problema que acometeu o pernambucano Weverton. Graça Araújo recebeu a cirurgiã do aparelho digestivo, Natália Lira e o Cirurgião Pediátrico, Lúcio Flávio Alencar.

A doutora Natália Lira explica o que é a doença. “Ela ocorre quando o intestino por cirurgia ou por outra coisa se torna incapaz de absorver os nutrientes necessários para a manutenção da vida. Nos adultos o problema é mais comum em pessoas que precisaram tirar parte do intestino em cirurgia” comenta.

Os alimentos usados no processo de nutrição são liquidificados e levados ao paciente que possui alguma limitação devido à doenças gastrointestinais. Lucio explica como é o processo de alimentação interal. “ Alimentação interal é o processo terapêutico em que nós fornecemos os nutrientes, na função de alimentos direto no intestino do doente, ele não tem condições de se alimentar pela própria boca e nós através de sonda, introduzimos esses alimentos pelo trato intestinal” explica.

Já a parenteral é usada nos casos em que o doente não possui condições de receber alimentação através do trato gastrointestinal. É preciso aplicar na via os elementos do substrato que seriam adquiridos pós absorção dos nutrientes no intestino.

Confira o consultório completo:

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory