Dias Toffoli reconduz jornalista Ricardo Melo à presidência da EBC

Segundo o ministro Dias Toffoli, Ricardo Melo tem que assumir imediatamente até que o pleno do STF analise essa questão
Rádio Jornal
Publicado em 02/06/2016 às 16:19


Jornalista Ricardo Melo
Foto: Juca Varella/ Agência Brasil

O presidente interino Michel Temer sofreu uma derrota pelo menos temporariamente no STF. O ministro Antônio Dias Toffoli reconduziu ao cargo de presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o jornalista Ricardo Melo.

Ele havia sido colocado pela presidente Dilma Rousseff dois dias antes dela ser afastada. Quando Michel Temer assumiu o comando nomeou o jornalista Laerte Rimoli. Segundo o Dias Toffoli Ricardo Melo tem que assumir imediatamente até que o pleno do STF analise essa questão.

Ao recorrer da decisão presidencial, Melo argumentou que a lei que cria a EBC estabelece que os mandatos do diretor-presidente e do diretor-geral da empresa têm quatro anos e que seus ocupantes só podem ser destituídos por decisão do Conselho Curador da EBC (órgão composto por representantes da sociedade civil e do governo) ou por razões legais.

O argumento usado pela defesa de Melo foi que a exoneração “viola um ato jurídico perfeito, princípio fundamental do Estado de Direito, bem como um dos princípios específicos da radiodifusão pública, relacionado com sua autonomia em relação ao governo federal”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory