Dia dos Namorados deve sentir os efeitos da crise econômica no país

Pesquisa do instituto Fecomércio revela que menos da metade dos consumidores da Região Metropolitana do Recife pretendem comemorar a data, seja com presente ou celebrando em um almoço ou jantar
Da Rádio Jornal
Publicado em 05/06/2016 às 8:25


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Uma das grandes datas para o comércio, o Dia dos Namorados, deve sentir os efeitos da crise econômica no país. Pesquisa do instituto Fecomércio, em parceria com o Sebrae, revela que menos da metade dos consumidores da Região Metropolitana do Recife pretendem comemorar a data, seja com presente ou celebrando em um almoço ou jantar. No estudo foi verificado que apenas 42% das pessoas pretendem comemorar a data este ano e que 39% dos empresários entrevistados acreditam que o volume de vendas será menor em relação ao mesmo período no ano passado. De acordo com o levantamento, os principais fatores apontados pelos consumidores que não têm a intenção de comemorar a data foram o fato de estarem sem dinheiro (13,3%), o desemprego (9,8%) e o endividamento (7,6%).

Dentre os que preferem celebrar, a compra de presente ainda permanece em destaque com 84,3% das respostas dos consumidores, apontando uma previsão de gasto médio de R$214,00. Já para os que optam por celebrar em restaurantes ou bares (33,8%), o ticket médio previsto é de R$174,00. Entre os itens apontados como os preferidos para presentear, destacam-se as ‘roupas e acessórios do vestuário’ (30,1%), seguido de ‘perfumes e cosméticos’ (23,5%), ‘sapatos, sandálias e acessórios de calçados’ (17,2%) e ‘celulares, smartphones e tabletes’ (7,1%).

O economista da Fecomércio Rafael Ramos afirma que consumidores e empresários estão pessimistas, “os empresários vão usar de descontos, campanha na internet e uma minoria de prêmios e brindes para atrais os usuários, mas a expectativa é de queda do consumo”, disse.

Confira a entrevista completa do comunicador do Superdomingo Paulo Roberto com Rafael Ramos:

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