Inadimplência atinge metade das empresas brasileiras

Levantamento feito pela Serasa Experian alarmou um recorde de 4,4 milhões de empresas inadimplentes em abril deste ano
Rádio Jornal
Publicado em 10/06/2016 às 21:44


Foto: Internet/Ilustrativa

Um levantamento feito pela Serasa Experian, alarmou que o número de empresas inadimplentes no Brasil bateu recorde em abril deste ano. Segundo a pesquisa, 4,4 milhões de empresas estão com dívidas em atraso, o que significa mais da metade das empresas em operação no país, que são 8 milhões de empresas. O último recorde era de junho do ano passado, com 3,8 milhões de empresas estavam com problemas.

“Esse número é levantado mensalmente pelo Serasa, então ele considera inadimplente qualquer conta vencida e não paga. Os números mostram que há uma aumentada no percentual mês a mês. 41% da população do brasil, ou seja 60 milhões estão inadimplentes. Isso faz com que as empresas estão sem caixa, com consumo retraído, sem empregos, e estão deixando de vender. Porém, eles ainda não estão se redimensionando pra se organizar com a realidade do mercado”, explicou o economista Écio Costa.

O estudo ainda aponta que das empresas inadimplentes, 45,2% são comerciais, 45% do segmento de serviços e 8,9% são indústrias. Destas empresas inadimplentes, 48,5% conta com quatro dívidas ou mais; com 29% ficam as empresas com uma dívida em atraso; 13,3% as empresas com duas dívidas em atraso; e por fim 8,3% as empresas com três dívidas. O estudo ainda dividiu as regiões do país, com 51% no Sudeste, 17,9% no Nordeste, 16,6% no Sul, 8,9% no Centro-Oeste e 5,7% na região Norte.

Confira a coluna “Economia e Negócios” na íntegra com o economista Écio Costa:

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory