O período eleitoral se aproxima e, junto com ele, as muitas pesquisas eleitorais que medem a intenção de voto dos cidadãos. Como interpretar os dados das pesquisas? O que os levantamentos querem dizer? Eles são confiáveis?
Para responder a essa e a outras perguntas, participaram do programa o cientista político Adriano Oliveira, o ex-diretor regional do Ibope, João Matos, e o publicitário e professor de história, José Nivaldo Júnior.
O publicitário lembra que não tem nada mais volúvel e fluido do que a opinião. Por isso, alguns resultados eleitorais não batem com as projeções feitas pelas pesquisas e quem acaba levando a culpa são estes levantamentos. Ouça debate na íntegra:
Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC
Não localizamos uma assinatura ativa do JC para esta conta.
Para acessar este e outros conteúdos exclusivos, assine aqui.
Seu e-mail não é {{ email }} ou precisa trocar de conta?
Entre novamente.
{{ signinwall.metadata.blocked_text }}
Já é assinante?
Selecione o seu plano
{{ plans.first.name }}
R$ {{ plans.first.formatted_price }} /{{ plans.first.subscription_type }}
{{ plans.first.paywall_description }}
{{ plans.second.name }}
R$ {{ plans.second.formatted_price }} /{{ plans.second.subscription_type }}
{{ plans.second.paywall_description }}
{{ plans.third.name }}
R$ {{ plans.third.formatted_price }} /{{ plans.third.subscription_type }}
{{ plans.third.paywall_description }}
Pagamento
Assinatura efetuada com sucesso!
Agora você tem acesso a todo o conteúdo do nosso portal!
voltar para o conteúdoNão foi possível realizar sua assinatura.
Por favor, verifique as informações de pagamento e tente novamente.