Pernambuco é pioneiro na inserção de protótipos de bicicletas na prova prática realizada pelos candidatos que pretendem obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esta e outras exigências só reforçam o cuidado da legislação de trânsito com a vida dos ciclistas.
Com esta mesma preocupação, as três esferas do poder público, no Brasil, começam a desenvolver, mesmo que de forma branda, iniciativas voltadas ao estímulo do ciclismo. Um dos grandes desafios, neste momento, é conseguir conciliar os milhões de ciclistas em pouco mais de 1% das vias destinadas às duas rodas. O governo federal, por exemplo, investe nas bikes como alternativa para combater a evasão escolar. O programa “Caminho da Escola”, criado em 2007, oferece aos municípios a alternativa de adquirir bicicletas escolares para estudantes que precisam percorrer distâncias de 3 a 5 km para chegar à escola ou ao ônibus escolar.
Em 2014, o estado de Pernambuco lançou o plano diretor cicloviário, que prevê a construção de 590 km de rotas cicláveis no Grande Recife, em um período de 10 anos. Entretanto, a promessa está bem distante de ser cumprida. Ouça na terceira reportagem da série Ciclistas versus Realidade:
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