Jaboatão dos Guararapes vive eleição mais acirrada dos últimos anos

Quatro candidatos se destacam na corrida pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes
Rádio Jornal
Publicado em 29/09/2016 às 8:47


Seis candidatos na corrida pela prefeitura de Jaboatão.

Segundo maior colégio eleitoral do estado, Jaboatão dos Guararapes também tem uma das maiores populações autodeclaradas evangélicas de Pernambuco. E esse detalhe vem fazendo a diferença na disputa pela prefeitura da cidade em 2016. De acordo com a última pesquisa do Ibope, divulgada no último dia 26, três candidaturas, com apelo religioso e "pela família", se destacam entre o eleitorado.

De uma família política tradicional do Recife, o deputado federal Anderson Ferreira (PR) é candidato pela primeira vez à prefeitura de Jaboatão, é candidato do senador Armando Monteiro Neto (PTB) e tem o apoio de oito partidos (PR / PTN / DEM / PTB / PSL / PMB / PSC / PRB). Com o discurso de defensor da "família tradicional", Anderson tem 23% das intenções de voto no Ibope, mesmo percentual do vereador por Jaboatão Manoel Neco (PDT). Neco é apoiado por três partidos (PDT / PT do B / PEN) e já foi ligado a partidos evangélicos.

Já o Pastor Cleiton Collins (PP), deputado estadual mais votado de Pernambuco desde 2006, tenta pela segunda vez chegar ao executivo municipal de Jaboatão. Com 18% das intenções de voto no Ibope, Collins está em uma coligação de apenas dois partidos (PP / PMN).

O candidato com maior apoio político na corrida, mas que ainda não mostrou força nas pesquisas, é o atual vice-prefeito da cidade, Heraldo Selva (PSB). Candidato do prefeito Elias Gomes (PSDB) e do governador Paulo Câmara (PSB), Selva é apoiado por doze partidos políticos ( PSB / PSDB / PMDB / PHS / PC do B / PPS / PV / PSD / PSDC / PROS / REDE / PTC). Apesar disso, está em quarto lugar, de acordo com o Ibope, com 10% das intenções de voto.

Leia também: Rádio Jornal realiza debate com candidatos a prefeito de Jaboatão

Disputando as últimas posições, dois candidatos com menos estrutura e mais desconhecidos pela grande parte do eleitorado. Inaldo Metalúrgico (PT), conta apenas com apoio do PT e tenta ganhar força com a lembrança do ex-presidente Lula (PT) e do ex-prefeito e candidato no Recife, João Paulo (PT). Contudo, ele está com 1% no Ibope, mesmo percentual do desconhecido Adilson de Souza (PCO). Já o vereador recifense Edmar de Oliveira (SD), famoso defensor da pena de morte, desistiu da disputa faltan dez dias para o primeiro turno e agora apoia Neco.

MAIS DETALHES

Jaboatão dos Guararapes tem a segunda maior população de Pernambuco. Foto: reprodução / internet

Situada na Região Metropolitana do Recife, Jaboatão dos Guararapes tem a segunda maior população de Pernambuco e soma, em 2016, 443.854 eleitores. Se nenhum dos candidatos alcançar 50% dos votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos) mais um, a disputa irá para o segundo turno com os dois candidatos mais votados.

Nas últimas duas eleições, não houve segundo turno. Em 2012, o prefeito Elias Gomes (PSDB) foi reeleito ainda na primeira fase com 62,93% dos votos válidos, deixando em segundo lugar Pastor Cleinton Collis (na época PSC), com 27,54%.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory