Governador solicita e Temer autoriza emprego de 3.500 militares em PE

Os militares das Foças Armadas vão atuar na segurança de Pernambuco na operação intitulada Leão do Norte
Rádio Jornal
Publicado em 09/12/2016 às 21:34


Foto: Guga Matos/ JC Imagem

O presidente Michel Temer, através de decreto, autorizou o emprego de um efetivo de 3.500 militares das Forças Armadas para atuar na segurança do Estado de Pernambuco. A solicitação foi do governador Paulo Câmara. A Polícia Militar descartou greve, após assembleia nesta sexta-feira (9), mas manteve a operação padrão, que está em vigor desde a última terça-feira (6).

A Marinha, o Exército e a Aeronáutica atuarão na Garantia da Lei e da Ordem (GLO), na Região Metropolitana do Recife, numa operação intitulada Leão do Norte, que iniciou-se nesta sexta-feira (9), com previsão de término para o dia 19 de dezembro.

LEIA TAMBÉM

Presidente da Associação de Cabos e Soldados é preso em assembleia

Em nota, o Comando Militar do Nordeste disse que durante o desenvolvimento da Operação Leão do Norte, o controle operacional dos órgãos de segurança pública ficará sob o Comando do General de Brigada Francisco Humberto Montenegro Junior, Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada. Um centro de coordenação de operações será ativado, a fim de facilitar a coordenação das ações entre as instituições envolvidas.

Confira o decreto

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, caput, incisos IV e XIII, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 15 da Lei Complementar no 97, de 9 de junho de 1999, decreta:

Art. 1º Fica autorizado o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem na Região Metropolitana do Município de Recife, Estado de Pernambuco, no período das 18h do dia 9 de dezembro de 2016 até o dia 19 dezembro de 2016. Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 9 de dezembro de 2016, 195º da Independência e 128º da República.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory