Inverno não deve ser marcado por chuvas com trovoadas em Pernambuco

O inverno teve início nesta quarta-feira (21) no hemisfério sul e vai até 22 de setembro nos países abaixo da linha do equador
Rádio Jornal
Publicado em 21/06/2017 às 10:56


Nesta quarta-feira (21) tem início o inverno no hemisfério sul. Esse solstício é marcado por noites mais prolongadas e dias mais curtos. A estação vai até o dia 22 de setembro. Apesar disso, se não fosse pelo aumento das chuvas, as mudanças seriam quase imperceptíveis em Pernambuco.

O geógrafo Lucivânio Jatobá explica que no estado, a estação se caracteriza pelo aumento das precipitações e não pela queda da temperatura. “Aqui temos chuvas pesadas e prolongadas por até seis dias, enchendo os rios e causando enchentes e alagamentos, mas é diferente de outros estados e regiões”, diz. Ouça a entrevista:

Raios e trovões

De acordo com Lucivânio Jatobá, a população não deve esperar por trovoadas. “Os sistemas atmosféricos que agem na Zona da Mata, por exemplo, não dão condições para que haja relâmpagos e trovões”, afirma. Ele ressalta que o período mais comum para esses fenômenos em Pernambuco é entre março e abril.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

TAGS
inverno seca
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory