NORMALIDADE

Emissão de passaportes volta ao normal e passageiros demonstram alívio

Em Pernambuco, a paralisação do serviço por falta de verba interrompeu a emissão e entrega de 3.300 passaportes

Rádio Jornal Rádio Jornal
Rádio Jornal
Rádio Jornal
Publicado em 24/07/2017 às 15:32
Leitura:

Imagem

Quem procurou o Aeroporto Internacional do Recife para dar entrada na expedição das carteiras de passaporte saiu mais aliviado. A Casa da Moeda informou que a partir desta segunda-feira (24) o serviço foi normalizado depois de quase um mês interrompido por falta de recursos destinados às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem.

A Polícia Federal recebeu uma verba extra de R$ 102 milhões, aprovada como crédito suplementar no Senado e sancionada pelo presidente Michel Temer.

No Brasil, 175 mil passaportes deixaram de ser emitidos e entregues. Aqui em Pernambuco, este número é de 3.300 passaportes, que deixaram de seguir para as mãos dos solicitantes.

Giovani Santoro, chefe de comunicação da Polícia Federal de Pernambuco, tranquiliza os interessados sobre o novo prazo. “Nós estamos acreditando que daqui a 10 dias as pessoas já começam a receber as suas cadernetas. Lembrando, não há necessidade das pessoas comparecerem aqui ao aeroporto para saber se as suas cadernetas chegaram”, explicou, lembrando que a confirmação do documento pronto é enviada para o e-mail informado durante a solicitação do passaporte.

Passageiros aliviados

Teve gente que precisa do documento para viajar que gostou de receber a notícia da remissão das carteiras de passaporte. O técnico de segurança, Gerson Alves, vai utilizar o passaporte nas próximas férias e lamentou a interrupção do serviço.

O técnico em radiologia, André Luiz Teixeira, entrou no site da Polícia Federal para dar entrada no documento de viagem sem compromisso de tempo, mesmo antes de programar um passeio fora do pais. Sorte a dele, pois, a previsão dele para receber ficou entre 30 e 45 dias.

Confira os detalhes na reportagem de Rafael Carneiro:

Como solicitar

Imagem

O solicitante de passaporte deve entrar no site da Polícia Federal, preencher os dados necessários, emitir guia para pagamento no valor de R$ 256 e apresentá-la paga no dia do agendamento com toda documentação solicitada - RG, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento e documento de alistamento militar, no caso de maior de 18 anos do sexo masculino.

Em Pernambuco, o processo é realizado no Aeroporto do Recife para RMR e nas sedes da Polícia Federal em Caruaru e Salgueiro, ambas no interior do Estado.

Mais Lidas