Lula

Lula deixa o prédio do Sindicato a pé e se entrega à PF

Ex-presidente Lula se entregou à Polícia Federal mais de 24h depois do prazo limite estipulado em mandado de prisão

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 07/04/2018 às 18:46
Ricardo Stuckert/Instituto Lula
FOTO: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou o prédio do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a pé e se entregou a Polícia Federal no início da noite deste sábado (7). A saída do petista causou tumulto e aconteceu pouco mais de 24h depois do limite estipulado pelo mandado de prisão emitido pelo juiz Sérgio Moro, ainda na última quinta-feira (5).

Lula foi impedido de deixar o prédio do Sindicato por manifestantes por volta das 17h20. O carro onde estava o ex-presidente foi parado pelos apoiadores que cercavam a saída da garagem do local. A polícia militar chegou a ser acionada e deu um prazo de 30 minutos para que Lula deixasse o prédio. O petista deixou o Sindicato a pé, entre os manifestantes, para se entregar à PF. Ele segue para o aeroporto de Congonhas onde embarca para Curitiba.

Uma negociação ontem entre representantes de Lula e a PF deixou acertado que ele deveria se entregar após uma missa ser realizada em homenagem a Marisa Letícia, ex-mulher do petista e que faleceu no ano passado, na manhã de hoje. Após a missa, o ex-presidente afirmou o desejo de se entregar a PF.

"Eu vou atender o mandato deles e vou atender pois quero fazer a transferência de responsabilidade. Minha idade é para enfrentar eles olho no olho. Quero saber quantos dias vão pensar que estão me prendendo e, na verdade, estão criando mais lulas nesse país. Estou fazendo uma coisa muito consciente. Eu não to escondido, eu vou lá na barba deles, para saberem que eu vou provar a minha inocência", disse Lula em discurso realizado no final da manhã de hoje.

Lula ainda reafirmou inocência, afirmando ter sido vítima de uma mentira. "Estou sendo processado e tenho dito claramente: sou o único processado por um apartamento que não é meu. A PF da lava jato mentiu que era meu, o MP mentiu dizendo que era meu, o Globo mentiu dizendo que era meu e o Moro mentiu dizendo que era meu. Já fiz muita coisa com meus 72 anos, mas não os perdoo. Passaram para a sociedade a ideia de que sou um ladrão. Deram a primazia para ser chamado de petralha, negando a política desse país. Nenhum deles tem coragem ou dorme com a consciência tranquila com a honestidade como eu".

Resistência dos manifestantes não era esperada, diz fundador do PT

O presidente estadual do PT no Paraná e um dos fundadores do partido, Dr. Rosinha, afirmou que a resistência dos sindicalistas contra a saída de Lula do prédio do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, não era prevista e reiterou que o ex-presidente pretende se entregar à Polícia Federal.

Dr. Rosinha ainda citou que a intenção dos manifestantes é mudar a constituição através de uma luta social. "O povo que luta sabe que toda lei muda com luta. Foi a luta social que transformou a nova constituição. O povo que tá impedindo Lula sabe que a lei é feita dessa maneira. Esse povo que não deixa ele sair de lá".