IGREJINHA DE PIEDADE

Ataque de tubarão na Praia de Piedade é o segundo em menos de 50 dias

Os ataques de tubarão aconteceram na praia em frente à Igrejinha de Piedade

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 04/06/2018 às 8:01
Cortesia
FOTO: Cortesia

O ataque de tubarão que vitimou o adolescente José Ernesto Ferreira da Silva, 18 anos, aconteceu apelas 49 dias após o incidente com o turista Pablo Diego Inácio de Melo, de 34 anos, natural do Rio Grande do Norte. O potiguar foi atacado por um tubarão o último dia 15 de abril, enquanto tomava banho de mar na altura da Igrejinha de Piedade,na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, o mesmo ponto do ataque desse domingo.

No dia seguinte ao ataque, a reportagem da Rádio Jornal voltou ao local. Mesmo com placas alertando para os riscos, alguns banhistas insistem em entrar na água. O major Anderson Barros, do Corpo de Bombeiros, afirma que o desrespeito às placas é rotineiro. "Os bombeiros estão aqui todo dia alertando para o perigo, mas parece que as pessoas não incorporam", diz.

Turista atacado

Na época, o Corpo de Bombeiros foi acionado por banhistas e socorreu a vítima de helicóptero. Pablo Diego foi encaminhado diretamente ao bloco cirúrgico do Hospital da Restauração, no bairro do Derby, área central do Recife.

Ataque de tubarão aconteceu no dia 15 de abril
Último ataque de tubarão havia acontecido no dia 15 de abril
Bobby Fabisak/ JC Imagem

Morador do Rio Grande do Norte, Pablo teve lesões graves nos dois braços e a perna direita amputada. Ele foi operado pela equipe de traumatologia e cirurgia vascular e seguiu para a unidade de terapia intensiva (UTI) do HR. O procedimento durou aproximadamente quatro horas. Devido ao grau dos ferimentos, a perna direita foi amputada. Após mais de um mês de recuperação, Pablo recebeu alta do Hospital da Restauração no último dia 18 de Maio.

Turista atacado por tubarão recebe cadeira de rodas doada por ouvintes

Interdição

Em julho de 2013, a morte da adolescente Bruna Gobbi, após um ataque de tubarão, foi, até então, o 59º caso registrado no estado em 21 anos. A jovem paulista, atacada na praia de Boa Viagem, no Recife, foi socorrida pelos bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos.

Na ocasião, a morte de Bruna motivou a recomendação do Ministério Público Estadual de interditar praias com risco de ataques até a instalação de redes de proteção para os banhistas.

As praias de Boa Viagem, no Recife, e Piedade, em Jaboatão dos Guararapes são recordistas de ocorrências de ataques de tubarão. Desde 1992, foram registrados 65 ataques no estado, a maioria numa parte do litoral que banha a região praiana de Olinda, do Recife e de Jaboatão dos Guararapes.

Dados do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) indicam que, de 1992 até ontem, 24 pessoas morreram vítimas de ataques de tubarões no litoral pernambucano. A morte desse domingo seria o 25º caso.

A Igrejinha de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, é área de maior incidência de ataques de tubarão e já contabiliza 12 ataques. O segundo lugar, com sete ataques, é Acaiaca, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.