FISCALIZAÇÃO

Procon interdita instituições financeiras suspeitas de irregularidades

Segundo o Procon, o número de reclamações de aposentados que caíram no golpes de instituições financeiras cresceu

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 18/10/2018 às 14:24
Guga Matos/ JC Imagem
FOTO: Guga Matos/ JC Imagem

Somente neste ano, 60 instituições financeiras foram fiscalizadas e 11 fechadas no Grande Recife por trabalharem de forma irregular e não atenderem às normas do banco central, segundo o Procon de Pernambuco. Esta semana, três financiadoras que operavam no edifício Antônio Barbosa, na Avenida Dantas Barreto, área central do Recife, foram fechadas. Os estabelecimentos vão responder a um processo administrativo além da possível multa que varia entre R$ 1.050 a R$ 9,5 milhões.

De acordo com o Procon, o número de reclamações de aposentados que caem no golpe de financiadoras cresceu. O crime é normalmente feito através de contrato criminoso e inexistente em nome da vítima.

De acordo com a secretária executiva de Justiça e Direito do Consumidor, Mariana Pontual, é importante que em caso de dúvida o cliente faça o registro da denúncia.

Na maioria dos casos, os idosos não sabem que estão contratando um empréstimo ao assinar documentos vindos do consignado e são obrigados a arcar com descontos no benefício do INSS para o pagamento de empréstimos consignados que eles não solicitaram.

O coordenador geral do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas, Thomás Aquino, explica que o aposentado que for abordado sobre a possibilidade de realizar um empréstimo deve fazer análise junto ao sindicato do qual faz parte para se assegurar. Confira os detalhes na reportagem de Bruna de Oliveira:

Confira os detalhes na reportagem de Bruna de Oliveira:

Denuncie

O Procon segue com as fiscalizações em todo Estado. Em caso de denúncia o consumidor deve entrar em contato pelo número 0800.282.1512.