DISCURSO DE

Lista ameaçando alunos e professores do CFCH circula nas redes sociais

A lista ameaça nominalmente cerca de 20 alunos e professores do CFCH, anunciando, no final: ''vocês serão banidos! Escórias! O mito vem aí''

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 07/11/2018 às 8:55
Acervo/ JC Imagem
FOTO: Acervo/ JC Imagem

Professores e alunos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram xingados e ameaçados por meio de panfletos e mensagens na internet nos últimos dias. No caso mais recente, que começou a repercutir ontem nas redes sociais, uma lista intitulada “Doutrinadores e alunos que serão banidos do CFCH-UFPE, em 2019” intimida nominalmente cerca de 20 pessoas. Anunciando, no final: “vocês serão banidos! Escórias! O mito vem aí”, em uma relação ao futuro governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

Nesta quarta-feira (7), a diretoria do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco se reuniu em caráter de emergência para abordar a pauta e decidir que ações serão tomadas daqui para a frente. A reitoria da instituição também vai se reunir hoje.

Em entrevista à Rádio Jornal, o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, que está em Porto Alegre (RS), afirmou que está entrando em contato com a Polícia Federal e o Ministério Público para que as providências legais sejam tomadas. O reitor afirmou ainda que a instituição está abrindo uma sindicância para investigar a origem da lista. "É absolutamente inadmissível aceitar uma ameaça a qualquer integrante da Universidade", disse. "A Universidade é um espaço de pensamentos múltiplos. Não importa o posicionamento. A Universidade não pode haver ser um espaço de cerceamento da liberdade", afirmou. "A UFPE repudia veementemente qualquer ação que impeça os professores e alunos de se expressar livremente", completou.

Um professor de filosofia também do CFCH registrou um boletim de ocorrência na Polícia Federal por ameaça. O educador alega também que teve a imagem incluída em cartazes com frases pejorativas.

Ato em repúdio

A comunidade da UFPE vai realizar um ato no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). De acordo com a ADUFEPE, o objetivo do ato é defender a Universidade, a Democracia e os membros da comunidade acadêmica, que está sendo ameaça com apócrifos (docentes, estudantes e técnicos administrativos).