DENÚNCIAS DE ESTUPRO

Pelo menos 25 mulheres teriam sido vítimas de João de Deus, diz Polícia

Médium famoso por realizar curas espirituais teria cometido estupros e abusos sexuais contra mulheres. Adolescentes e crianças estariam entre as vítimas de João de Deus

Maria Luiza Falcão
Maria Luiza Falcão
Publicado em 10/12/2018 às 9:37
Foto: Paris Filmes/Divulgação
FOTO: Foto: Paris Filmes/Divulgação

A Polícia Civil do Estado de Goiás está montando uma força-tarefa para investigar denúncias de estupro e abuso sexual contra João Teixeira de Faria, de 76 anos, conhecido no Brasil como João de Deus. As primeiras denúncias a virem à tona na imprensa foram exibidas pela TV Globo no programa Conversa com Bial, exibido na última sexta-feira (7).

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil do estado, André Fernandes, a delegacia especializada em investigações apurava uma denúncia recebida há 45 dias. Porém, depois da exibição do programa, houve 25 novos relatos. As vítimas vão começar a serem ouvidas em Goiânia nesta semana.

Em entrevista à Folha de São Paulo, o delegado afirmou que algumas investigações foram desenvolvidas no passado pela Polícia Civil e remetidas à Justiça. O Ministério Público de Goiás já havia informado sobre investigações anteriores. Promotores se reuniram no início desta manhã em Goiânia para levantar as apurações antigas e verificar como foram concluídas.

Entenda as denúncias

Na última sexta-feira (7), 10 mulheres relataram ao programa "Conversa com Bial", da TV Globo, terem sido abusadas sexualmente pelo médium João Teixeira de Faria, que mantém a Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, no interior de Goiás. Ele se apresenta como médium e é conhecido como João de Deus. Outros três casos foram divulgados pelo jornal O Globo no sábado (8).

Uma das vítimas entrevistadas pelo programa é a holandesa Zahira Lieneke Mous, contou que conheceu a casa em Abadiânia em 2014, quando buscava a cura para um trauma originário em abusos sexuais sofridos no passado.

Na segunda visita à casa, Zahira foi informada que teria uma consulta particular com o médium. Ao chegar no escritório, João de Deus teria conduzindo ela para um banheiro e pedido para que ela ficasse de costas. Depois, ele teria colocado as mãos dela no pênis dele e feito com que elas se movimentassem.

Crianças e adolescentes

Além do relato de Zahira, outras denúncias também têm sido divulgadas. Entre as vítimas estaria uma adolescente de 15 anos, que relata ter sido estuprada pelo médium várias vezes aos 11 anos. Nesta segunda-feira, o Ministério Público fará uma coletiva para dar mais detalhes sobre os casos.

João de Deus se defende

Ao Globo, na edição de sábado, a assessoria de João de Deus afirmou que as acusações são “falsas e fantasiosas”, e questionou o motivo pelo qual as vítimas não procuraram as autoridade. A assessoria ainda afirma que a situação “é lamentável, uma vez que o Médium João é uma pessoa de índole ilibada”.