De Olho o Trânsito

Especialista analisa projeto da nova Conde da Boa Vista

Professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE analisou os principais pontos do projeto da nova Avenida Conde da Boa Vista

Júlio Cirne
Júlio Cirne
Publicado em 21/12/2018 às 19:34
Imagem: Divulgação / Prefeitura do Recife
FOTO: Imagem: Divulgação / Prefeitura do Recife

A pedido do Jornal do Commercio, o professor Ruskin Freitas, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE (DAU/UFPE), opinou sobre o projeto para a Avenida Conde da Boa Vista. Ele analisou as informações a partir do que foi publicado na série de reportagens "A Nova Conde da Boa Vista", encerrada nesta quinta-feira (20), com as mudanças previstas para os pedestres. Na avaliação do professor, a iniciativa da prefeitura é louvável e a decisão de desestimular o uso do transporte individual motorizado ainda mais.

Só que Ruskin Freitas pondera se, as soluções encontradas pela gestão municipal vão, de fato, permitir que esse prioridade ao transporte ativo e coletivo se confirme. E faz questionamentos. Indaga se a permanência do alto número de linhas de ônibus convencionais circulando no corredor não manterá a saturação da via e se a malha ciclável projetada para o entorno da Conde da Boa Vista estará integrada à malha da cidade para permitir que o ciclista a alcance. Confira na reportagem de Ivan Júnior.

Ouça: