Detran PE alerta para prazos de pagamentos das taxas de licenciamento 2019

Para os motoristas que optarem pelo pagamento em cota única, será oferecido um desconto de 7%

MOTORISTA
Detran PE alerta para prazos de pagamentos das taxas de licenciamento 2019

Para os condutores que optarem pela cota única, será oferecido um desconto de 7% - Foto: Acervo/ JC Imagem

Começa nesta sexta-feira (8) o pagamento da cota única ou primeira parcela do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CLRV) 2019, para os proprietários de carros ou motos com placas terminadas em 1 e 2. Os encargos contemplam a propriedade de veículos automotores, IPVA, taxas de bombeiros, seguro obrigatório, DPVAT, e das possíveis multas vencidas até a data do prazo limite do calendário, de acordo com o final da placa.

Para os condutores que optarem pela cota única, será oferecido um desconto de 7%. Aos que optarem pelo parcelamento do valor, que pode ser feito em até três vezes, o pagamento deverá ser feito nos meses de fevereiro, março e abril. A data de vencimento depende do final da placa.

O diretor geral do Detran Pernambuco, Sebastião Marinho, comenta sobre a importância do pagamento do CLRV para os condutores. “Correções diárias de juros e multas serão realizadas em cima dos valores dos itens que não foram pagos. Conduzir um veículo nessas condições, pode acarretar em retenção, apreensão do veículo e remoção para o depósito”, explicou.

Confira os detalhes na reportagem de Gabriela Bento:

Circular com o veículo sem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo 2019 é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47 e 7 pontos na carteira.

O diretor explica ainda uma curiosidade sobre o valor recolhido com todas essas taxas, que não é destinado exatamente para as estradas ou melhorias do trânsito local. “O IPVA tem uma destinação para os cofres do Estado de 50%, e 50% para o município em que o veículo foi licenciado”, disse.

Condutores devem ficar atentos 

Apesar do vencimento do valor do IPVA, mesmo com parcelamento, ser até o mês de abril, os condutores têm um prazo em que poderão circular com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo de 2018. Para os veículos com placas finalizadas em 1 e 2, o prazo é o mês de maio. Já para os finais 3, 4 e 5, o limite é o mês junho. Os veículos com placas terminadas em 6, 7 e 8 poderão circular com o licenciamento 2018 até julho e os com placas finalizadas em 9 e 0, até agosto. Os boletos podem ser retirados no site detran.pe.gov.br.