LUTO

Após autorização, Lula deixa carceragem para ir ao velório do neto

O neto do ex-presidente Lula, de apenas sete anos, Arthur Araújo Lula da Silva, morreu vítima de meningite meningocócica

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 02/03/2019 às 8:36
Divulgação
FOTO: Divulgação

Após receber autorização da Justiça para acompanhar o enterro do neto Arthur, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decolou rumo a São Paulo às 7h18 do aeroporto Bacacheri, em Curitiba.

A Justiça Federal autorizou Lula a deixar a prisão para acompanhar o velório do neto Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos, falecido nesta sexta-feira (1º) em decorrência de um quadro de meningite meningocócica.

Sem algemas e vestindo blazer preto, Lula deixou a carceragem da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba às 7h e seguiu em um helicóptero da Polícia Civil para o aeroporto, onde embarcou sob forte esquema de segurança.

Ao chegar em São Paulo, Lula seguirá em outro helicóptero direto para o cemitério Jardim das Colinas, em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de SP, onde o corpo de Arthur é velado desde a noite desta sexta. A cerimônia de cremação acontece às 12h.

Por questões de segurança e em respeito à família, os detalhes do trajeto da viagem de Lula foram mantidos sob sigilo.

A juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal em Curitiba, autorzou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a deixar a carceragem da Polícia Federal na capital paranaense para comparecer ao velório do neto, Arthur Lula da Silva, de 7 anos, que morreu, nesta sexta-feira (1º), de meningite meningocócica, em Santo André (SP).

No pedido de autorização para Lula deixar a prisão, feito no início da tarde, os advogados do ex-presidente argumentaram que a Lei de Execução Penal prevê que presos deixem a prisão para comparecer ao velório de parente próximos.

Falecimento

O neto do ex-presidente Lula, de apenas sete anos, Arthur Araújo Lula da Silva morreu no início da tarde desta sexta-feira (1º) no Hospital Bartira, em Santo André. Arthur era o quinto dos seis netos do ex-presidente. Ele nasceu em 2012, em São Paulo, quando Lula fazia um tratamento contra o câncer na laringe, depois de deixar a Presidência da República.

Arthur é filho de Marlene Araujo Lula da Silva e Sandro Luis Lula da Silva, filho do meio de Lula com Marisa Letícia.