Comissão discute impacto das restrições ao Censo de 2020 para idosos

Restrições ao censo 2020 e seus impactos nas políticas públicas da pessoa idosa é tema de audiência pública
Agência Câmara
Publicado em 26/05/2019 às 11:07
Com a hipoteca reversa, o mutuário com casa própria quitada pode pegar empréstimos dando o imóvel como garantia, mas sem deixar de habitá-lo. Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil


A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa promove audiência pública nesta quarta-feira (29) com o tema "Restrições ao censo 2020 e seus impactos nas políticas públicas da pessoa idosa". Foram convidados o pesquisador titular da Escola Nacional de Ciências Estatísticas e Pesquisador do IBGE, Pedro Luís do Nascimento Silva; o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e professor da Unieuro/DF Fernando Gaiger; a representante do sindicato do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Dione de Oliveira; e a presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Cordeiro Guerra.

Informação para o diagnóstico e definição de políticas públicas

A audiência pública foi solicitada pelo deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ). Ele lembra que o censo é fonte de informação para o diagnóstico e definição de diversas políticas públicas. “No caso da população idosa, constitui a única fonte de referência para o conhecimento das condições de vida dessa faixa etária em todos os municípios”, afirma.

Segundo Freixo, “a falta de informação impactará o monitoramento da cobertura da seguridade social, da situação de vida dos idosos com deficiência, as demandas de atendimento e construção de postos de saúde, entre outras políticas públicas.”

O debate está agendado para as 9h30 no plenário 12 e será transmitido pela internet.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory