METRÔ

CBTU não garante retorno da Linha Centro na manhã desta quinta (18)

A paralisação da Linha Centro aconteceu devido ao rompimento de um cabo que fica no interior de um conector da rede aérea no domingo (14)

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 17/07/2019 às 15:50
Divulgação/ CBTU
FOTO: Divulgação/ CBTU

Os passageiros que dependem da Linha Centro do metrô do Recife enfrentam, nesta quarta-feira, mais um dia de longas filas, espera e irritação. Desde o domingo que o sistema está paralisado devido a um problema técnico. Mas, de acordo com o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Leonardo Villar, o modal deve voltar a operar nesta quinta-feira (18).

A Linha Centro do metrô tem 19 estações. Sem o sistema, a alternativa é recorrer aos poucos ônibus disponibilizados para aliviar a situação. No Terminal Integrado de Jaboatão dos Guararapes, o cenário era de confusão na manhã desta quarta.

A dona de casa Gilvaneide Ferreira estava a caminho do bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, com a neta. O trajeto já é complicado com metrô, mas sem o modal, a situação fica ainda pior.

O eletricista Luiz Carlos da Silva estava a caminho da Avenida Dantas Barreto, na área central do Recife. Segundo ele, a desorganização no terminal é grande e se atrasar para o trabalho é uma consequência do problema.

Confira os detalhes na reportagem de Ísis Lima:

Cabos rompidos

A paralisação da Linha Centro aconteceu devido ao rompimento de um cabo que fica no interior de um conector da rede aérea, o que provocou o rebaixamento da rede, impossibilitando a operação. O problema aconteceu durante a viagem de inspeção para a liberação da via para iniciar a operação do domingo. Quando o trem de inspeção passou, o cabo rompeu e provocou danos em um quilômetro de cabos do sistema que alimenta os trens, gerando a interrupção da circulação.