FEMINICÍDIO

Homem que matou companheira e suicidou-se já havia tentado matá-la

Ednaldo Simplício de Lima Ferreira, de 38 anos, matou a companheira estrangulada no município de Aliança, na Zona da Mata Norte

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 02/08/2019 às 7:41
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A família da mulher assassinada pelo companheiro, que depois cometeu suicídio, acredita que o caso era uma tragédia anunciada. O corpo de Ana Amaria Alves Batista será sepultado na manhã desta sexta-feira (2), no cemitério municipal de Aliança, na Zona da Mata Norte. Ednaldo Simplício de Lima Ferreira, de 38 anos, na rua da União, no centro da cidade estrangulou a doméstica de 54 anos na residência em que moravam.

O homem fugiu do local, mas entrou em contato com parentes. O pedreiro de 38 anos confessou o assassinato da companheira e admitiu que iria cometer suicídio. Uma irmã dele, que não quis gravar entrevista, estava bastante abalada com o caso no Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, no Recife. O corpo dele foi encontrado num depósito de materiais de construção horas depois por familiares.

Ednaldo e Ana Maria iniciaram o relacionamento há cerca de dois anos e neste período chegaram a se separar algumas vezes. Eles voltaram a morar juntos há três meses, porém o ciúme excessivo do pedreiro era visto com preocupação.

Segundo Damiana Alves Batista, irmã de Ana Maria, a relação entre eles era "perturbada". "Ele era muito possessivo, muito ciumento e agressivo, principalmente quando bebia”, contou. “Ele já tinha tentado matar ela, inclusive as filhas dela. Aí eles se separaram e faz uns três meses que voltaram. A gente tentava dizer a ela que ela era uma mulher bonita, tinha toda a vida pela frente e que fosse viver a vida dela, mas ela achou melhor dar ouvidos a esse amor que estava vivendo com ele”, lamentou.

Ouça:

Sepultamento do assassino

Segundo informações de familiares, há cerca de seis meses,  eles vêm brigando
Ednaldo já havia tentado matar a companheira
Reprodução/TV Jornal

O corpo do pedreiro Ednaldo Simplício de Lima Ferreira será nesta sexta-feira (2) no cemitério da cidade de Ferreiros, na Zona da Mata Norte.

Uma por Uma

Existe uma história para contar por trás de cada assassinato de mulher em Pernambuco. O especial Uma por uma contou todas. Em 2018, o projeto mapeou onde as mataram, as motivações do crime, acompanharam a investigação e cobraram a punição dos culpados. Um banco de dados virtual, com os perfis de vítimas e agressores, além dos trágicos relatos que extrapolam a fotografia da cena do crime. Confira o especial Uma por Uma aqui.