Sobe para 56 o número de casos confirmados de sarampo em Pernambuco

A maioria dos casos confirmados de sarampo estão no Agreste de Pernambuco

SAÚDE
Sobe para 56 o número de casos confirmados de sarampo em Pernambuco

Até o dia 5 de outubro, 550.421 pessoas foram vacinadas com a tríplice viral em Pernambuco - Foto: Arquivo/Agência Brasil

Subiu para 56 o número de casos de sarampo confirmados em Pernambuco. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou um novo boletim nesta terça-feira (15). De acordo com o levantamento, até o dia 5 de outubro, foram notificados 867 casos suspeitos de sarampo, onde 292 foram descartados e os demais estão sendo investigados.  Até o dia 9 de outubro, Pernambuco havia registrado 37 casos, com uma morte.

Dos casos confirmados, 19 são em Taquaritinga do Norte,  nove em Vertentes, nove em Santa Cruz do Capibaribe,  sete em Toritama, seis em Caruaru,  um em Bezerros e um em Frei Miguelinho, todos no Agreste do Estado. Já na Região Metropolitana, foram confirmados três casos em Recife  e um em Jaboatão dos Guararapes.

A SES-PE reforça que as ações de vigilância epidemiológica (investigação dos casos e vacinação de bloqueio), além da assistência ao paciente, são iniciadas logo após a notificação do caso - ou seja, independentemente do resultado laboratorial. A medida busca evitar o agravamento do caso e a propagação da doença. As medidas são realizadas pelos municípios com o apoio das Geres e do Estado.

Vacinação

Até o dia 5 de outubro, 550.421 pessoas foram vacinadas com a tríplice viral em Pernambuco, sendo 231.588 doses em crianças de 6 meses a 4 anos. Até o momento, Pernambuco já conseguiu uma cobertura de 98% na primeira dose da tríplice viral apenas entre as crianças com 1 ano. A segunda dose para esse público, que deve ser feita três meses após a primeira, está em 74,5%.

Campanha 

No próximo sábado (19), os municípios pernambucanos realizam o Dia D de vacinação contra o sarampo. O objetivo da campanha é que crianças entre 6 meses e 4 anos iniciem ou finalizem o esquema vacinal.ão iniciaram ou não finalizaram o esquema vacinal.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.