DINHEIRO

Grupo aplicava golpe em clientes de caixa eletrônico usando 0800 falso

Polícia acredita que o grupo utilizou um chupa-cabra no caixa eletrônico para reter o dinheiro dos clientes; em seguida, eles ligavam para o número falso

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 03/12/2019 às 13:27
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A polícia procura os suspeitos de aplicar golpes em clientes que tentaram utilizar um caixa eletrônico 24 horas em um supermercado no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. Segundo a polícia, dois homens e uma mulher estariam envolvidos no crime e utilizavam um telefone 0800 falso para praticar o crime.

O golpe acontecia quando o cartão do cliente fica preso na máquina e esses suspeitos orientam a vítima a ligar para um número com prefixo 0800 criado pelo grupo. Eles colaram um adesivo no caixa com o número falso. O caso foi registrado na Delegacia do Espinheiro.

Segundo a delegada Silvana Karla, os suspeitos conseguiram realizar duas transferências e um saque num total de R$ 7.500. Ela acredita que o trio utilizava um equipamento conhecido como chupa-cabra. “O Instituto de Criminalística esteve no local e não encontrou nenhum vestígio dos dispostos usados, nem dos adesivos usados pela quadrilha. Porém, pela nossa experiência, utilizamos que tenha sido usado um dispositivo bem popular chamado chupa-cabra. Ele retém o cartão dando tempo para a quadrilha cometer o golpe”, disse.

A delegada alerta que os números iniciados com prefixo 0800 não são exclusivos de instituições bancárias ou estabelecimentos comerciais. “Qualquer cidadão pode adquirir um número desse. Instituições bancárias, estabelecimentos comerciais não vão solicitar senhas de clientes e nem dados pessoais. Não passe nenhum dado pessoal e jamais sua senha”, explicou.

Suspeito identificado

Um dos três integrantes do trio responsável pelo golpe já foi identificado e se chama Pedro Olinto, de 55 anos, natural do Reio Grande do Norte. Agora, a polícia procura identificar os outros integrantes da quadrilha.