SISU 2020

Internautas fazem piada com lentidão no Sisu; MEC reconhece problema

Segundo a assessoria, a expectativa é que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) se normalize em breve

Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Publicado em 21/01/2020 às 15:59
Reprodução/Twitter
FOTO: Reprodução/Twitter

A instabilidade no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) virou alvo de memes dos candidatos do Enem 2019. O Ministério da Educação confirmou que as inscrições enfrentam lentidão. Segundo a assessoria de imprensa do MEC, a “instabilidade ocorre devido ao grande número de acessos”. A expectativa é que o serviço se normalize em breve.

O Sisu abriu, nesta terça-feira (21), o calendário dos processos seletivos federais que usam o Enem como critério de seleção. Neste semestre, o Sisu vai ofertar 237 mil vagas em 128 instituições de ensino superior públicas. O prazo para se inscrever vai até domingo (26).

Veja alguns memes:

  
  
  
  
  

Ministro afirmo que Sisu estava “rodando normalmente”

No começo da manhã, antes de entrar em reunião ministerial com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio da Alvorada, o ministro Abraham Weintraub postou vídeo, em seu perfil no Twitter, no qual informava que o Sisu estava “rodando normalmente” e já haviam sido feitas “quase 500 mil inscrições”.

  

No texto que acompanha a mensagem, Weintraub lembra que “cada participante pode optar por se inscrever em dois cursos diferentes!” O período de inscrições vai até domingo (26), às 23h59. Pode fazer a inscrição quem tiver feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e não zerado a redação. Gratuito, o procedimento deve ser feito na página do Sisu na internet.

O ingresso nos cursos depende da disponibilidade de vagas na universidade pretendida. “Algumas instituições adotam notas mínimas e/ou médias mínimas para inscrição em determinados cursos”, ressalta nota sobre inscrições do MEC.

Há universidades que têm a prova do Enem como critério de ingresso, mas não disponibilizam todas as vagas para o Sisu. No caso da Universidade de Brasília (UnB), nenhuma vaga será preenchida via Sisu a partir deste ano.