Coronavírus

Governo estadual anuncia novas medidas de enfrentamento ao coronavírus

Como estratégia de enfrentamento ao coronavírus, governado estadual determinou o fechamento de shoppings, clubes, restaurantes e salões de beleza

Lucas Rocha
Lucas Rocha
Publicado em 19/03/2020 às 23:01
Divulgação/Youtube Governo de Pernambuco
FOTO: Divulgação/Youtube Governo de Pernambuco

Em entrevista coletiva realizada ao vivo pela internet, o secretário de saúde do estado, André Longo, divulgou as medidas anunciadas pelo governador Paulo Câmara para enfrentamento do avanço do novo coronavírus (covid-19), que começam a valer a partir deste sábado (21).

As novas diretrizes anunciadas nesta quinta-feira (19) são: fechamento de shoppings, bares, restaurantes, lanchonetes, clubes sociais, salões de beleza e comércio de praia. Bares e restaurantes podem realizar serviços de entrega. O secretário anunciou ainda que parques e praias ficarão abertos apenas para caminhadas e outras práticas esportivas individuais.

Participaram da entrevista coletiva virtual, três secretários do estado, além da presidente da Compesa, o procurador de justiça e o secretário de saúde do Recife.

Coube a presidente da Compesa, Manoela Marinho, anunciar que cento e vinte mil consumidores inscritos na tarifa social ficarão isentos de pagar a conta. A Companhia de Saneamento de Pernambuco ainda anunciou investimento em obras para ampliação do abastecimento para 250 mil pessoas, além do incremento de 20% no fornecimento de água do sistema Tapacurá.

O secretário de saúde do recife,Jaílson Correia defendeu as medidas tomadas pelo Estado. Segundo ele Pernambuco debate diariamente o novo coronavírus com a comunidade científica os avanços no mundo inteiro. Ele ressaltou que o sistema público de saúde está se preparando para a multiplicação dos casos da covid-19 no estado. O secretário também anunciou a contratação temporária pela prefeitura de 194 profissionais para atuar no atendimento a pacientes vítimas do novo coronavírus.

Pernambuco

O Governo de Pernambuco anunciou nesta quinta-feira (19) que o estado já tem 28 casos confirmados do novo coronavírus. No Brasil, são 621 casos confirmados, segundo balanço do Ministério da Saúde.

Ao todo, Pernambuco já notificou 508 casos suspeitos, desde 25 de fevereiro deste ano. Desse total, além dos 28 casos confirmados, 3 são prováveis, 166 foram descartados e 311 permanecem em investigação, segundo anunciou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.