PANDEMIA

Para barrar coronavírus, Governo de PE determina fechamento de parte do comércio

Como estratégia de enfrentamento ao coronavírus, governador também determinou fechar bares, clubes, restaurantes, lanchonetes e comércios de praia

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 19/03/2020 às 13:24
 Yacy Ribeiro/ JC Imagem
FOTO: Yacy Ribeiro/ JC Imagem

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, determinou o fechamento de shoppings, salão de beleza e serviços semelhantes, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércios de praia a partir do próximo sábado (21). O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (19), e faz parte das estratégias do governo para barrar a propagação do novo coronavírus no Estado.

"A experiência tem mostrado que todos os lugares do mundo que estão conseguindo reverter a escalada da epidemia só o fizeram com a diminuição da frequência de pessoas nas ruas (...) As novas medidas valerão a partir de sábado (21), com a determinação de fechamento de shoppings, salão de beleza e correlatos, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércios de praia. Os bares e restaurantes podem continuar atendendo para entregas e os parques e praias permanecerão abertos exclusivamente para corrida, caminhada e outras práticas esportivas", comunicou o governador.

O Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), supermercados, feiras livres e comércio de ruas não serão afetados.

O governador ainda pediu que a população evite circular. "A mensagem principal que quero deixar para cada um dos senhores e das senhoras é que precisamos que o máximo de pessoas permaneçam em suas casas. Limitem efetivamente suas saídas a ir ao supermercado e farmácia", determinou o governador.

Veja o pronunciamento do governador, que estava acompanhado do prefeito do Recife, Geraldo Julio, do secretário estadual de Saúde, André Longo, e do secretário municipal de Saúde, Jailson Correia:

Casos em Pernambuco

Pernambuco tem 22 casos confirmados do novo coronavírus, segundo o único boletim, divulgado nesta quarta-feira (18). Na tarde desta quinta-feira (19) o Governo de Pernambuco irá conceder uma entrevista coletiva e anunciar novas medidas para combater a propagação do coronavírus.

Proteção

Para evitar a disseminação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas. Lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo.