SAÚDE

Pernambuco já tem 28 casos confirmados de coronavírus

O estado registrou um aumento de seis casos novos de coronavírus

Atualizado às 17h59
Atualizado às 17h59
Publicado em 19/03/2020 às 17:12
Reprodução/Pixabay
FOTO: Reprodução/Pixabay

O número de confirmações de coronavírus em Pernambuco voltou a crescer e o estado já tem 28 casos. A confirmação foi feita nesta quinta-feira (19). O último balaço apontava para 22 pacientes infectados.

Ainda nesta quinta-feira (19), o governador Paulo Câmara determinou o fechamento de shoppings, salão de beleza e serviços semelhantes, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércios de praia a partir do próximo sábado (21). Ação faz parte das estratégias do governo para barrar a propagação do novo coronavírus no Estado.

O Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), supermercados, feiras livres e comércio de ruas não serão afetados.

O governador ainda pediu que a população evite circular. "A experiência tem mostrado que todos os lugares do mundo que estão conseguindo reverter a escalada da epidemia só o fizeram com a diminuição da frequência de pessoas nas ruas (...) A mensagem principal que quero deixar para cada um dos senhores e das senhoras é que precisamos que o máximo de pessoas permaneçam em suas casas. Limitem efetivamente suas saídas a ir ao supermercado e farmácia", determinou o governador.

Veja a entrevista coletiva do Governo de Pernambuco:

Pandemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de Covid-19, no dia 11 de março. A mudança de classificação não se deve à gravidade da doença, e sim à disseminação geográfica rápida que o Covid-19 tem apresentado. No entanto, o número de casos e de óbitos tem crescido de forma rápida.

Nesta quinta-feira (19), o Ministério da Saúde confirmou que o país tem 621 casos confirmados e seis óbitos.

Um sétimo óbito pela covid-19 foi registrado em São Paulo e divulgado pela operadora de saúde Prevent Senior também nesta quinta. A Secretaria de Saúde de São Paulo disse que ainda não foi notificada sobre o informe da Prevent Senior. Além das cinco registradas em São Paulo, dois óbitos foram confirmados no Rio.

A Prevent Senior administra a rede de hospitais própria Sancta Maggiore em São Paulo, onde a maioria das mortes ocorreu.

Segundo um levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins, mais de 220 mil pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus até a manhã de quinta-feira (19). No mundo já são até o momento,ao menos 9.115 mortos por complicações da Covid-19.

O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Sintomas

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

  • Febre
  • Tosse
  • Dificuldade para respirar

Transmissão do vírus

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.

Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • Gotículas de saliva
  • Espirro
  • Tosse
  • Catarro
  • Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão
  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos

Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe.

O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

Prevenção

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes
  • Ficar em casa quando estiver doente
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência

Tratamento

Não existe tratamento específico para infecções causadas por coronavírus humano. No caso do coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo:

  • Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos)
  • Uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse