TRANSPARÊNCIA

PE lidera ranking de transparência nas informações sobre coronavírus

O estado conta com uma avaliação de 81 pontos e é o único com nível alto de transparência na publicação das informações sobre a Covid-19

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 03/04/2020 às 15:15
Foto: Acervo/ JC Imagem
FOTO: Foto: Acervo/ JC Imagem

O estado de Pernambuco é o único com um alto nível de transparência na publicação das informações de acompanhamento em detalhes da disseminação do coronavírus pelo país. Especializada na área de transparência e abertura de dados públicos, Open Knowledge Brasil (OKBR) realizou um levantamento que aponta Pernambuco à frente de todos os estados brasileiros, Distrito Federal e o Governo Federal. O estado conta com avaliação de 81 pontos de um total de 100, sendo seguido por Ceará (69) e Rio de Janeiro (64).

“Desde o início deste processo, fizemos uma opção pela transparência e compromisso nas informações passadas à população, porque sabemos que precisamos do engajamento de toda a sociedade para que as medidas fossem feitas com o máximo de clareza sobre o enfrentamento à pandemia. Esse é momento de muitas dificuldades para todos e por isso exige um maior comprometimento e transparência por parte de todos”, disse o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

Avaliação

A avaliação considerou conteúdo, formato e nível de detalhamento das informações divulgadas nos portais dos governos dos estados e do governo federal. A disponibilidade de informações como idade, sexo e hospitalização dos pacientes confirmados, além de dados sobre a infraestrutura de saúde, configuravam pontos positivos.

A pesquisa ainda avaliou se os casos eram apresentados de forma individual e anônima, além do grau de detalhe sobre a localização (por município ou bairro, por exemplo). Outro fator positivo levado em consideração foi a publicação de painéis analíticos, planilhas em formato editável e séries históricas dos casos registrados. “Essa avaliação aponta que estamos no caminho certo e também ressalta que a população deve, cada vez mais, priorizar as fontes oficiais de informação, combatendo, fortemente, as fake news”, acrescentou André Longo.

Site do Governo Estadual

Para manter a população bem informada sobre o combate ao novo coronavírus, o Governo de Pernambuco lançou um hotsite exclusivo reunindo as principais informações sobre a pandemia. Além disso, também foi estruturada na internet uma central de combate às fake news que circulam nas redes sociais e no Whatsapp.

No site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br a população encontra as principais notícias sobre a Covid-19, inclusive as medidas restritivas instituídas por decretos do governo estadual, boletins epidemiológicos, dúvidas frequentes da população, importância dos hábitos de higiene como medida de prevenção, sintomas e formas de evitar o agravamento da pandemia. A página traz ainda um painel em tempo real com informações sobre dados da Covid-19 em Pernambuco, no Brasil e no mundo, com casos notificados, descartados, em investigação e confirmados.