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Saiba como atualizar o CPF e ter acesso ao auxílio emergencial

Auxílio emergencial de R$ 600 começará a ser pago desta quinta-feira (9)

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 08/04/2020 às 14:51
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 começa a ser pago nesta quinta-feira (9), mas ainda tem muita gente com dúvidas de como se cadastrar ou confirmar se está inscrito no CadÚnico. Alguns usuários também estão enfrentando dificuldades e recebendo a mensagem de CPF inválido durante o processo.

Para se cadastrar ou saber se está inscrito basta acessar o site ou aplicativo oficial da Caixa. Lá, o interessado deve clicar em “realize sua solicitação” e informar os dados pessoais: nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe.

A partir daí o sistema dá início a uma análise das informações, que é feita em até 48 horas, para confirmar se a pessoa tem direito ao auxílio. Mas é nesse ponto que muitas pessoas estão tendo dificuldades. Ao informar todos os dados, muitos estão recebendo a mensagem “CPF inválido”. Isso pode acontecer por dois motivos: ou a pessoa está de fato com alguma irregularidade ou é um erro no sistema do site.

Resposta da Receita Federal

A assessoria de comunicação da Receita Federal explicou que o aplicativo da Caixa vai ser atualizado para deixar de fazer algumas exigências cadastrais, como cidade e estado. Portanto, a sugestão para quem não está conseguindo terminar o cadastro é aguardar um ou dois dias.

Atualização do CPF

Para saber se existe realmente alguma irregularidade, a Receita Federal orienta a atualização do CPF, um serviço que também é oferecido online. O processo é oferecido no site da Receita. Se o interessado não conseguir regularizar o CPF, a orientação é solicitar atendimento personalizado pelo e-mail atendimentorfb.04@rfb. gov.br.

O aplicativo “Caixa Auxílio Emergencial” pode ser baixado tanto no sistema android, quanto no iOS. Clique aqui para acessar o site oficial da Caixa.