Saúde

Brasil ultrapassa os 20 mil casos de coronavírus e 1120 mortes

Números foram divulgados pelo Ministério da Saúde neste sábado (11)

Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Publicado em 11/04/2020 às 16:57
Pixabay
FOTO: Pixabay

O Ministério da Saúde informou, na tarde deste sábado (11) a confirmação de mais 1.124 casos do novo coronavírus no Brasil, com mais 68 mortes em 24 horas. Com a atualização, o País conta agora com 20.727 casos totais de covid-19 e 1.124 óbitos.

No ranking de maior número de casos nos estados, São Paulo continua liderando, com 8.419 e 560 mortes, seguido do Rio de Janeiro (2.607 e 155 mortes) e Ceará (1.582 e 67 mortes). Pernambuco ocupa a quinta posição, com 816 casos e 72 mortes.

Leia também: Morre presidente da Câmara de Vereadores de São Lourenço com suspeita de covid-19

Mortes pelo coronavírus na Itália passam de 19,4 mil

Pernambuco registrou 227 casos de coronavírus em profissionais de saúde

Confira pagamentos e tributos adiados ou suspensos durante a pandemia do coronavírus

Segundo último balanço de sexta-feira (10), havia 1.056 mortes pela doença. A taxa de letalidade do vírus no Brasil hoje é de 5,4%, a mesma de sexta-feira.

Eentre as ações promovidas pelo Ministério da Saúde nos últimos dias para combate à doença, destaca-se a liberação de mais R$ 4 bilhões a estados e municípios. O valor é adicional ao que já recebem para custeio de ações e serviços relacionados à saúde e pode ser utilizado para compra de materiais e insumos, para a abertura de novos leitos e para custeio de profissionais.

O recurso corresponde a uma parcela mensal extra do que cada estado ou município já recebe para ações de média e alta complexidade ou atenção primária.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Evitar contato próximo com pessoas doentes.
Ficar em casa quando estiver doente.
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.