BENEFÍCIO

Veja quando e como fazer para conseguir saque em dinheiro do auxílio emergencial de R$ 600

O saque em espécie da poupança digital sem cartão deverá ser feito nos canais de autoatendimento e lotéricas

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 23/04/2020 às 17:34
Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após uma série de críticas referentes ao pagamento do auxílio emergencial no valor de R$ 600 e as longas filas que estão se formando nas agências espalhadas pelo país, a Caixa Econômica Federal emitiu uma nota reforçando que a população fique em casa e que todo serviço deve ser feito pelo aplicativo ou site da Instituição. No entanto, a partir da próxima segunda-feira (27), o banco começará a realizar os saques em espécie do valor creditado na poupança digital. Para evitar aglomerações, foi montado um calendário.

A opção de saque ficará habilitada no aplicativo Caixa Tem. Lá, o beneficiário deverá informar o valor a ser retirado e será gerado um código autorizador para saque nos caixas eletrônicos e casas lotéricas.

Os recursos creditados na poupança digital podem ser utilizados através do app CAIXA Tem para pagamentos e transferências, entre outros serviços.

Segue abaixo o calendário de saque em espécie da poupança digital sem cartão nos canais de autoatendimento e lotéricas:

  • 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
  • 28 de abril – nascidos em março e abril
  • 29 de abril – nascidos em maio e junho
  • 30 de abril – nascidos julho e agosto
  • 04 de maio – nascidos em setembro e outubro
  • 05 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Acesso ao auxílio pelo aplicativo

O cadastramento para o auxílio emergencial pode ser realizado digitalmente pelo aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial e pelo site. O acompanhamento da solicitação está disponível somente por este site e pela central telefônica exclusiva 111. É possível conferir, inclusive, se o cadastro para receber o benefício foi aprovado.

Para aqueles que forem considerados aptos a receber o auxílio emergencial, o banco está abrindo automaticamente a Poupança Digital CAIXA. Os que receberem o crédito por meio dessa conta podem, por exemplo, pagar boletos e contas de água, luz, telefone, entre outras. É possível também efetuar transferências ilimitadas entre contas da CAIXA ou realizar gratuitamente até três transferências para outros bancos a cada mês, pelos próximos 90 dias.

O acesso e a movimentação da Poupança Digital CAIXA ocorrerá pelo app CAIXA Tem, disponível nas lojas de aplicativos Google Play e App Store. Para utilizar o aplicativo, que tem fácil navegação e baixo consumo da memória do celular, basta que o usuário se cadastre utilizando o CPF. Além de movimentar a poupança digital, será possível consultar FGTS, PIS, Bolsa Família, entre outros serviços.

Bolsa Família

Já aqueles que recebem o Bolsa Família têm avaliação de elegibilidade automática e receberão o crédito do auxílio no mesmo calendário e da mesma forma do benefício regular. Entre o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial, será creditado o benefício de maior valor, para todos que tiverem direito.