PANDEMIA

"A gente tem que arriscar", desabafa desempregada em fila para sacar auxílio emergencial

A mulher ainda se queixou de problemas para gerar o código no aplicativo Caixa Tem que libera o saque do auxílio emergencial

Com informações da Agência Brasil
Com informações da Agência Brasil
Publicado em 28/04/2020 às 10:59
Tião Siqueira/ JC Imagem
FOTO: Tião Siqueira/ JC Imagem

Desde esta segunda-feira (27), os beneficiários que receberam o crédito do auxílio emergencial de R$ 600 na poupança social digital já têm a possibilidade de saque do benefício em espécie. O saque pode ser realizado nos caixas eletrônicos da Caixa, nas unidades lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui, de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento.

Na data prevista, conforme o calendário, os cidadãos terão esta opção habilitada no aplicativo Caixa Tem, para geração de um código autorizador de saque.

No entanto, a desempregada e mãe de família Ariane foi até a agência da Caixa Econômica Federal em frente à Praça da República, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife, tentar sacar o valor. Ela se queixa de não ter conseguido gerar o código pelo app. “O processo foi muito lento, muito constrangedor porque às vezes ficava dando erro, a gente fica insistindo várias vezes, até que concluiu o cadastro, fui aprovada e agora estou aguardando esse código que é para fazer a liberação de quem tem saque pela poupança digital e pelo site a gente não consegue. Estou vindo aqui para tentar que ele gere um código para gente sacar porque a gente não está conseguindo pelo celular”, disse. “Se eu tivesse o código, eu poderia [sacar] na lotérica”, reclamou.

A unidade bancária registra situação semelhante a de diversas outras agências da Caixa nesta terça-feira (28) com longas filas e uma enorme aglomeração de pessoas. A cena se tornou recorrente nas últimas semanas.

Preocupada com o risco de infecção pelo novo coronavírus, ela diz que não tem outro jeito a não ser correr o risco. “Dá medo, só que a gente tem que arriscar. Se a gente ficar em casa o prazo passa, a gente acaba perdendo esse benefício e o jeito é a gente vir para rua. A gente tenta ficar afastado o máximo que pode, mas a gente tem que meter a cara", desabafou.

Calendário de pagamento

Segundo a Caixa, o calendário do saque em espécie foi instituído com o objetivo de evitar aglomerações nos pontos de atendimento, o que exporia empregados, parceiros e clientes ao risco de contágio do novo coronavírus (covid-19).

Para realizar o saque, é preciso atualizar o aplicativo Caixa Tem, fazer o login, selecionar a opção “saque sem cartão” e informar o valor a ser retirado. O aplicativo vai gerar um código autorizador para saque, com validade de duas horas, que deve ser utilizado nos caixas eletrônicos, nas unidades lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui.

Confira o calendário

  • 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
  • 28 de abril – nascidos em março e abril
  • 29 de abril – nascidos em maio e junho
  • 30 de abril – nascidos julho e agosto
  • 4 de maio – nascidos em setembro e outubro
  • 5 de maio – nascidos em novembro e dezembro