COMBATE

Covid-19: Recife oferece agendamento para profissionais de saúde e segurança realizarem teste

O agendamento para realizar o teste da covid-19 começou nesta quinta-feira (14)

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 14/05/2020 às 14:46
Martin Lopez/Pexels
FOTO: Martin Lopez/Pexels

Profissionais de saúde e de segurança, que estão na linha de frente do combate à covid-19, vão poder ser testados para a doença em quatro pontos disponibilizados pela Prefeitura do Recife. O agendamento para realizar o teste começou nesta quinta-feira (14).

De acordo com o secretário de Saúde do Município, Jailson Correia, o serviço contempla trabalhadores de hospitais das redes pública e particular da cidade. “Nós temos uma rede de serviços que faz a coleta nas próprias unidades, mas para quem não trabalha numa dessas unidades, nós disponibilizamos aqui no Recife quatro unidades de saúde que fazem essa coleta de testes. Nós temos o Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela, o Centro de Saúde José Dustan, na Iputinga, a Policlínica Waldemar de Oliveira, no bairro de Santo Amaro e o Centro Romildo Gomes, na Imbiribeira”, explicou o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

O secretário destacou que o agendamento, que deve ser feito no site disponibilizado pela Prefeitura do Recife, busca evitar que se formem aglomerações no momento da coleta de material.

Profissionais de saúde com covid-19 em Pernambuco

O levantamento divulgado, nesta quarta-feira (13,) pela Secretaria Estadual de Saúde, revelou que entre os 2.892 profissionais de saúde que tiveram diagnóstico de covid-19 confirmado em Pernambuco, 2.153 são de trabalhadores da rede estadual de saúde. Entre eles, 939 são auxiliares, atendentes ou técnicos de enfermagem e outros 258 são enfermeiros. Juntos, eles somam 55% do universo de profissionais de saúde que já se infectaram pelo novo coronavírus em unidades vinculadas à SES. Foi a primeira vez que a pasta detalhou o adoecimento desses trabalhadores por categoria profissional.

Quem deve testar para covid-19 no Recife?

  • Profissionais de saúde sintomáticos respiratórios (sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória);
  • Todos os profissionais das UTI COVID-19 que atendem a casos suspeitos ou confirmados;
  • Todos os profissionais das emergências COVID-19 que atendem a casos suspeitos ou confirmados;
  • Todos os profissionais das enfermarias COVID-19 que atendem a casos suspeitos ou confirmados;
  • Todos os profissionais da Atenção Básica que atenderam pacientes suspeitos ou confirmados da COVID-19;
  • Todos os profissionais que estão realizando coleta de swab, independentemente do local de trabalho;
  • Profissionais de segurança pública em atividade com sintomas respiratórios (sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória);
  • Contatos domiciliares de profissionais de saúde e de segurança pública em atividade, que apresentaram sintomas respiratórios (sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória) e que atualmente estão sem sintomas.