alerta

Coronavírus: saiba quais cuidados tomar com volta ao trabalho


Apesar da retomada das atividades econômicas, pandemia causada pelo coronavírus ainda não foi controlada

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 08/06/2020 às 16:03
Felipe Ribeiro/ JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/ JC Imagem
Leitura:

A pandemia do coronavírus ainda não passou, mas alguns setores da economia já voltaram a funcionar de maneira parcial ou integral em Pernambuco. Nesta segunda-feira (8), retomaram as atividades o comércio atacadista, a construção civil e os shoppings. O médico infectologista do Hospital Correia Picanço e da Interne Soluções e Saúde, Raphael dos Anjos, reforça os cuidados necessários para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

“A gente tem três pontos importantes para o controle da pandemia. O primeiro a gente conhece muito bem que é o isolamento social, mas quando a gente começa a liberar tem dois pontos que são importantíssimos”, comentou.

Conograma do retorno das atividades econômicas em Pernambuco
Conograma do retorno das atividades econômicas em Pernambuco
Reprodução/Governo de Pernambuco

A utilização de máscara e higienização adequada das mãos são outros pontos levantados pelo especialista. “Pessoas acima de 60 anos ou com doenças prévias elas têm que usar uma máscara similar à que a gente usa no hospital, de melhor qualidade. Fora desse grupo de risco, as pessoas podem continuar usando a máscara sintética, de pano. E outra situação que é extremamente importante é a higienização das mãos”, disse.

Sobre o uso de máscara, ele faz um alerta. "No manuseio da máscara, evitar colocar a mão na parte da frente da máscara porque a mão contaminada vai contaminar a máscara. Também não é para ser usada o dia todo. A máscara de tecido é pra ser usada por até duas horas”, destacou.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Mais Lidas