DISTRITO FEDERAL

Ministro da Educação é multado em R$ 2 mil por não usar máscara em protesto

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, participou de manifestação neste domingo (14), na Esplanada dos Ministérios

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 15/06/2020 às 14:10
Reprodução/ Twitter
FOTO: Reprodução/ Twitter

Após participar de manifestação sem máscara, neste domingo (14), na Esplanada dos Ministérios, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi multado em R$ 2 mil pelo governo do Distrito Federal após aparecer, sem máscara, em manifestação no domingo (14). O uso da proteção em locais públicos é obrigatório na capital federal durante a pandemia da covid-19, conforme manda decreto local, e a aplicação da multa para quem descumpre a medida teve início no dia 11 de maio.

De acordo com o auto de infração, assinado nesta segunda-feira (15), o ministro da Educação foi visto às 10h30 de domingo, sem a máscara, quando participava de ato com apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que, além de Weintraub, a maioria dos manifestantes estava sem máscara. Contrariando recomendações de autoridades de saúde, o ministro ainda aglomerou-se com os apoiadores do presidente.

Esplanada fechada

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decretou o fechamento da Esplanada dos Ministérios, onde fica a sede dos três poderes, durante todo o domingo (14) por conta dos anúncios de protesto. Rocha tem se mostrado contrário às manifestações de apoio ao presidente e que defendem o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal em Brasília.