Praias do Ipojuca, incluindo Porto de Galinhas, reabrem neste sábado (20)

As praias do Ipojuca, como Porto de Galinhas e Muro Alto, são um dos principais pontos turísticos de Pernambuco

FLEXIBILIZAÇÃO
Praias do Ipojuca, incluindo Porto de Galinhas, reabrem neste sábado (20)

Praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no litoral Sul de Pernambuco, é destino frequente de turistas - Foto: Reprodução/TV Jornal

Matéria atualizada às 17h05

A prefeita do Ipojuca, Célia Sales, revelou que as praias do Ipojuca, como Porto de Galinhas, Maracaípe e Muro Alto, reabrem neste sábado (20). De acordo com ela, as praias serão abertas das 4h ao meio-dia, exclusivamente para práticas esportivas individuais, incluindo banho de mar, desde que não tenha aglomeração. Ela garante que haverá fiscalização para evitar desrespeito às medidas de distanciamento para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. 

Segundo a prefeita Célia Sales, a reabertura será feita por fases. “A nossa primeira fase será do dia 20 até o dia 25 de junho (...) dependendo do comportamento da população, da nossa curva [de infecção], é que nós vamos passar para a segunda fase”, disse.  

De acordo com a prefeita Célia Santos, a prefeitura havia solicitado uma reunião com o governador para estudar a reabertura das praias, mas não foi atendida. No entanto, foi surpreendida com o decreto estadual desta sexta-feira. “Nós solicitamos no dia 12 de junho uma resposta do governador, mas nós não tivemos. Hoje, com essa surpresa, ele passou a responsabilidade para os prefeitos. Isso fica difícil, pois quando há uma unidade, todo mundo respeitar uma coisa só, um decreto estadual, fica muito mais fácil”, disse. 

A prefeita garante que a gestão já tinha um plano para reabertura e não descarta voltar a fechar as praias. "Nós estamos com o número bem reduzido [de casos de coronavírus]. Hoje, de 55 leitos, nós só temos três leitos ocupados, dos 16 respiradores, nenhum está sendo utilizado, por isso tomamos essa medida. Precisamos fazer essa primeira fase, dar andamento a isso", disse. "Temos 33 quilômetros de orla. Essas pessoas precisam caminhar (...) Mas, se não tiver sucesso e se for preciso retroceder, a gente retrocede", finalizou.  

Reabertura

O Governo de Pernambuco determinou, nesta sexta-feira (19), que a data de liberação e o disciplinamento dos calçadões, parques e praias devem ficar a cargo dos municípios. O decreto assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB) começa a valer neste sábado (20) e a decisão em relação às praias tem validade apenas para as cidades da Região Metropolitana do Recife. Faixas litorâneas das cidades das Matas Sul e Norte permanecem fechadas porque ainda não estabilizaram os números da contaminação da Covid-19.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.