liberação

Praias e parques do Paulista serão reabertos a partir de segunda (22)

Segundo o Governo do Estado, a reabertura de praias, parques e calçadões ficará sob responsabilidade de cada prefeitura

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 19/06/2020 às 13:23
Divulgação/ SECOM Paulista
FOTO: Divulgação/ SECOM Paulista

A Prefeitura do Paulista anunciou, nesta sexta-feira (19), que vai adiar a reabertura das praias e dos parques para a próxima segunda-feira (22). Segundo o decreto divulgado pelo Governo do Estado nesta sexta, a data de liberação e o disciplinamento dos calçadões, parques e praias devem ficar a cargo dos municípios. O decreto assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB) começa a valer neste sábado (20) e a decisão em relação às praias tem validade apenas para as cidades da Região Metropolitana do Recife. Faixas litorâneas das cidades das Matas Sul e Norte permanecem fechadas porque ainda não estabilizaram os números da contaminação da Covid-19.

Segundo o prefeito do Paulista, Junior Matuto, a medida visa organizar ações educativas e com distribuição de máscaras em pontos estratégicos, como também montar um monitoramento através do grupo de trabalho que já atua na fiscalização para inibir aglomerações.

“É um momento extremamente delicado. O retorno é necessário, mas os cuidados devem ser redobrados. Não é hora de relaxar. Pior que nunca ter, é ter e perder. Se a gente não tomar as devida medidas para garantir as normas sanitárias, vamos ter que regredir e voltar ao fechamento de tudo não essencial novamente. Aí teremos uma sociedade frustrada e o que é pior, o retorno da pandemia. Portanto, faço um apelo a todos, vamos continuar seguindo as recomendações e tomando todos os cuidados de antes”, frisou.

Esquema para evitar contágio

Segundo a Prefeitura do Paulista, a ação vai acontecer na entrada dos principais parques e praças, onde serão distribuídos máscaras e álcool em gel, além de uma atuação educativa para que as pessoas mantenham uma distância segura, evitando assim a circulação do vírus.

Já ao longo dos 14 km de orla, uma equipe da guarda municipal vai atuar junto à Polícia Militar, evitando que os banhistas também se aglomerem ou descumpram as normas sanitárias.

Mais de dois meses fechados

Esses locais foram fechados inicialmente no dia 4 de abril, no decreto nº 48.881/20, como medida para conter o avanço do novo coronavírus em Pernambuco. Na época, a medida tinha validade apenas de três dias. No entanto, com o avanço da doença, no dia 6 de abril foi decretada a proibição do acesso aos calçadões e as vagas de estacionamento da avenida Boa Viagem. A partir daí, o decreto vinha sendo prorrogado até a presente data.