Religião

Coronavírus: Festa de Nossa Senhora do Carmo é celebrada de forma diferente no Recife

Mesmo com algumas medidas preventivas para diminuir o contágio da covid-19 e debaixo de chuvas, fiéis não deixam de comemorar a data

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 16/07/2020 às 14:27
Filipe Jordão/JC Imagem
FOTO: Filipe Jordão/JC Imagem

Nesta quinta-feira (16) é comemorado o dia de Nossa Senhora do Carmo, e a festa em comemoração a padroeira do Recife aconteceu diferente este ano. Devido a pandemia do novo coronavírus, os fiés não puderem acompanhar a procissão que sai pelas ruas há 324 anos. Essa foi a primeira vez que isso ocorreu desde a primeira edição da festa.

A edição deste ano, teve o tema "Senhora do Carmo, Saúde dos Enfermos" com o lema "Oh! Mãe, cuida deste povo que é teu!". Mesmo com algumas restrições por causa da pandemia, os fiés puderam ir presencialmente até a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio, na área Central do Recife. Eles chegaram cedo ao local para agradecer as graças alcançadas.

A fila para entrar na Basílica era grande mesmo debaixo de chuva. Em frente ao altar, na porta central da igreja, onde foi colocada a imagem da santa, devotos se aglomeraram. Nem todos conseguiram assistir as primeiras missas do dia, que iniciaram a partir das 5h. Isso porque só está sendo permitida a presença de 120 pessoas na igreja. A organização é uma medida de prevenção ao contágio do coronavírus estabelecida pelo Governo de Pernambuco.


A entrada na igreja foi por ordem de chegada. Fora a restrição de 30% da capacidade original, outra medidas foram aplicadas para diminuir o contágio pela covid-19 como medição de temperatura, uso do álcool em gel nas mãos, e todos precisavam estar de máscara e respeitando o distanciamento social.


Entre uma missa e outra a basílica foi higienizada. Às 9 da manhã, aconteceu um dos momentos mais aguardados pelos fiéis: A missa solene celebrada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

Encerrando as comemorações em homenagem a padroeira do Recife, a última missa do dia será celebrada às 15h.

As cerimônias são transmitidas pelo:

YouTube: www.youtube.com/user/freivicenteoc
Facebook: www.facebook.com/tvcarmelo
Instagram: www.instagram.com/basilicadocarmorecife e www.instagram.com/tvcarmelo

Ouça a reportagem de Lílian Fonseca: