História

Conheça a história por trás do nome da Rua Amélia, no Recife


Saiba a história de uma das poucas ruas no Recife com o nome de uma mulher

Publicado em 08/09/2020 às 12:02
Google Street
FOTO: Google Street
Leitura:

Há poucas ruas no Recife com nomes de mulheres. Pensando nisso, a TV Universitária da cidade deu protagonismo a Rua Amélia, localizada no bairro do Espinheiro, na capital pernambucana, e explicou o porquê do seu nome.

A via, utilizada na ligação do Espinheiro e das Graças, é uma das mais importantes da área central da capital. No entanto, muitos recifenses não conhecem a história da mulher que dá nome à rua.

"Amélia era uma senhora que viveu, no século XIX, em um casarão que hoje é o Museu do Estado. Apesar de pertencer a alta sociedade da época, Amélia Alves da Silva Oliveira entrou para história da cidade por outro motivo", explica a reportagem.

Rua Amélia

A tataraneta de Amélia, Maria Cristina Oliveira, explicou que a rua ganhou este nome porque sua tataravó colocava cestas com comida para os mais necessitados nela. "Pessoas pobres, carentes e que tinham dificuldades diziam: vamos passar na rua de dona Amélia que lá tem comida. Depois disso, as pessoas começaram a conhecer o local pelo seu nome, até a rua se chamar oficialmente de Amélia", diz Maria.


Mais Lidas