Atendimento

Hospital da Mulher volta com consultas e exames no Recife

O atendimento de quem marcou consultas nos meses de março e abril será priorizado

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 08/09/2020 às 11:18
Filipe Jordão/JC Imagem
FOTO: Filipe Jordão/JC Imagem

Depois de quase seis meses o ambulatório no Hospital da Mulher do Recife, localizado na BR-101, no bairro do Curado, volta a funcionar para consultas e exames. Desde as 7h da manhã desta terça-feira (8) já havia pacientes aguardando o atendimento. O retorno das atividades veio com vários protocolos para conter a disseminação da covid-19.

A diretora geral do HM e ginecologista, Isabela Coutinho, falou sobre os protocolos precisam ser seguidos.

“Precisamos voltar com cuidado. A pandemia ainda não acabou e não estamos livres do vírus, dessa forma, é importante chamar atenção para isso. Então, temos que voltar seguindo todos os protocolos de segurança, mantendo distanciamento social e orientando nossas pacientes que elas só devem vir para cá de máscara”, relatou.

Segundo a diretora do HM, todas as consultas serão marcadas com espaçamento de horário para evitar aglomerações.

“A regulação da prefeitura que é responsável pela marcação das consultas ambulatóriais e de exames radiológicos e de imagem, marca a consulta com certo distanciamento entre as pacientes, orienta que as pacientes cheguem aqui faltando apenas 10 ou 15 minutos para suas consultas para evitar aglomerações e que não venham com acompanhante, só em caso de necessidade”, explica.

Protocolos

Isabela também detalhou os protocolos utilizados no HM. “Quando a paciente chega a gente vai fazer a verificação da temperatura, oferece álcool em gel ou álcool 70% e na sala de espera a gente mantém também o distanciamento entre as pessoas, de modo a manter a segurança tantos dos pacientes quanto dos funcionários”.

Agendamentos

A diretora do HM falou sobre a situação das pessoas que haviam marcado consultas durante o período de isolamento social mais rígido.

“Todo mundo vai ser atendido. A preocupação é conseguir atender aquelas pessoas que tiveram suas consultas canceladas por conta do início da covid-19. Então, aquelas pessoas que tinham consultas entre março e abril, elas foram as pessoas priorizadas e a a gente está começando o atendimento por elas. Muito embora a marcação desde a semana passada já esteja começando a funcionar normalmente. Quem precisar vir para cá, vem por meio do posto de saúde perto da sua casa, e a marcação é feita pela regulação da prefeitura. A mulher chega aqui já com a consulta marcada”, disse.

A prefeitura do Recife vai entrar em contato com os pacientes que marcaram consultas nos meses de março e abril.

Leitos

O Hospital da Mulher dispõe atualmente de 42 leitos de UTI para pacientes vítimas da covid-19.

Serviço

Ambulatório voltou a partir desta terça (8), e funcionará de segunda a sexta-feira no horário das 7h às 19h.

Ouça a reportagem de Juliana Oliveira: