Feira Agroecológica

Após seis meses, Feira Agroecológica do RioMar volta a funcionar nas quartas-feiras

Essa quarta (9) foi o primeiro dia da retomada das atividades da feira que retornou com alguns cuidados para não disseminar a covid-19

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 09/09/2020 às 12:23
Divulgação
FOTO: Divulgação

A Feira Agroecológica do RioMar voltou a funcionar nesta quarta-feira (9). A venda dos produtos alimentícios estava suspensa desde o dia 18 de março, por conta da pandemia do coronavírus. São vendidos em barracas no estacionamento externo do mall, que fica no Pina, Zona Sul do Recife, produtos com o preço mais acessível e todos livres de agrotóxicos.

No primeiro dia da volta, a feira estava ocupada por agricultores de municípios pernambucanos, como Lagoa de Itaenga, Bom Jardim, Peixinhos, Igarassu e Jaboatão dos Guararapes que vendiam legumes e frutas da época.

A analista de meio ambiente do Rio Mar falou sobre o motivo do surgimento da feira.

“A ideia é atingir todas as pessoas que passam no RioMar e divulgar o conceito da agroecologia em espaços que nós não conseguimos entender que podem funcionar. Então o shopping trouxe essa proposta juntamente com o Sesc para oferecer uma alimentação de qualidade, orgânica e natural, para entender quais as origens dos alimentos e quais as pessoas que estão por trás desses produtos”, explicou.

Serviço

A feira irá funcionar todas as quartas-feiras, das 7h às 11h, próxima ao Trade Center, vendendo frutas, legumes, verduras e produtos beneficiados que variam de R$ 2 a R$ 18. As vendas seguem a tabela de orientação de preços das feiras agroecológicas - que quase não sofrem variações durante o ano.

Cuidados com a covid-19

A feira é realizada em área totalmente aberta, mas mesmo assim há um distanciamento entre as bancas dos feirantes e o contato com os clientes; disponibilização de álcool em gel em todas as barracas; maior cuidado com embalagens individuais e descartáveis; filas para evitar aglomeração e uso obrigatório de máscaras tanto por parte dos feirantes quanto dos clientes.

Aberta ao público, a feira agroecológica é realizada pela Associação ASSIM, Terra e Vida, Amarfirtza e Agroflor; acontecendo com apoio do Sesc, JCPM, Instituto JCPM de Compromisso Social e do RioMar.

Ouça a reportagem de Cinthia Ferreira: