
- Senado aprova MP sobre remarcação e cancelamentos de turismo e cultura
- Manifestantes pedem reabertura total de Fernando de Noronha; governo vai avaliar solicitações
- Governo libera turistas em Fernando de Noronha e confirma data para volta dos barraqueiros
- Saiba quais cidades brasileiras vão voltar a receber voos
- Presidente do Sinepe-PE defende que é hipocrisia liberar praias e não retomar aulas presenciais
- Domingo de praias lotadas em Boa Viagem e Porto de Galinhas com aglomerações e pouco uso de máscara
Em entrevista ao Passando a Limpo desta quinta-feira (10), a conselheira da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV), Fátima Bezerra, confirmou que a situação no turismo é de otimismo. De acordo com os dados da ABAV, 41% dos associados e dos agentes de viagem deram continuidade aos trabalhos, mesmo de forma remota diante da pandemia. Segundo Fátima, apesar de o setor estar um pouco diferente de antes, os trabalhos continuam.
“O segmento está otimista, inclusive o próprio presidente da ONU pede um apoio ao setor do turismo mundial. Nós estamos otimistas, estamos começando a entender o novo normal com a procura dos clientes. As pousadas, os aviões, os navios, todos estão trabalhando e vão trabalhar com um número limitado, não 100%. Então, o segmento está otimista e as vendas já retomaram”, disse.
Turismo de isolamento
Segundo Bezerra, lugares menos populares, como Bonito, no Agreste de Pernambuco, tem sido um dos destinos mais procurados nos tempos de pandemia. É o chamado “turismo de isolamento”.
“Nós temos trabalhado muito com o interior de Pernambuco. As pessoas têm procurado destinos que não tenham muita gente, que foi o caso de Porto de Galinhas esse final de semana, e a praia de Boa Viagem. Então esse turismo de isolamento é isso. As pessoas também procuram pousadas e hotéis não tipo resort. Eles procuram produtos mais exclusivos, e com capacidade de menor ocupação,” explicou.
Confira a entrevista na íntegra: