Saiba como fazer o teste da covid-19 no esquema drive-thru no Centro de Convenções, em Olinda

Testagem da covid-19 no esquema drive-thru teve início nesta terça-feira (22); exame é gratuito

GRATUIDADE
Saiba como fazer o teste da covid-19 no esquema drive-thru no Centro de Convenções, em Olinda

Pernambuco está ampliando a capacidade de testagem da população - Foto: Wellington Lima/ JC Imagem

Teve início nesta terça-feira (22) a testagem da covid-19 no esquema de drive-thru no Centro de Convenções, em Olinda. A novidade foi anunciada pelo Governo de Pernambuco nesta segunda-feira (21). O atendimento é para todos, de forma espontânea e os testes estão disponíveis para qualquer pessoa que apresente ou não os sintomas da covid 19. O exame é gratuito. 

A estrutura para realizar o exame está montada no estacionamento do Centro de Convenções e para ter acesso ao local é preciso entrar pela Avenida Professor Andrade Bezerra e aguardar na fila. Quem estiver de carro não precisa nem descer do veículo e quem estiver a pé tem que aguardar na fila respeitando o distanciamento social.

Tipos de teste

Em um dos espaços está sendo realizado o teste rápido através da coleta de sangue da ponta do dedo. Esse exame é indicado apenas para aquelas pessoas que estão sem sintomas. O resultado sai no prazo de trinta minutos.

Já em outra sala é feito o exame de RT-PCR destinado para quem está com sintomas entre três e dez dias no máximo ou pessoas assintomáticas que tiveram contato com caso confirmado da covid 19. Neste caso é coletado material nasal e o resultado é entregue por e-mail ou de forma presencial no prazo mínimo de três dias.

Após uma entrevista, a equipe determina qual exame será realizado no paciente. 

Horário de funcionamento

O serviço está aberto à população todos os dias da semana, inclusive nos sábados e domingos, no horário das 8h às 17h.  Podem participar do teste pessoas com sintomas sugestivos da doença – sejam quadros leves ou graves – além daquelas que tiveram contato domiciliar com casos confirmados do novo coronavírus, independentemente de estar apresentando sintomas.

Por enquanto o serviço não tem data marcada para terminar e a expectativa do estado é atender cerca de 120 pessoas por dia.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1. 

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.