GRATUIDADE

Saiba como fazer o teste da covid-19 no esquema drive-thru no Centro de Convenções, em Olinda

Testagem da covid-19 no esquema drive-thru teve início nesta terça-feira (22); exame é gratuito

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 22/09/2020 às 14:37
Wellington Lima/ JC Imagem
FOTO: Wellington Lima/ JC Imagem

Teve início nesta terça-feira (22) a testagem da covid-19 no esquema de drive-thru no Centro de Convenções, em Olinda. A novidade foi anunciada pelo Governo de Pernambuco nesta segunda-feira (21). O atendimento é para todos, de forma espontânea e os testes estão disponíveis para qualquer pessoa que apresente ou não os sintomas da covid 19. O exame é gratuito.

A estrutura para realizar o exame está montada no estacionamento do Centro de Convenções e para ter acesso ao local é preciso entrar pela Avenida Professor Andrade Bezerra e aguardar na fila. Quem estiver de carro não precisa nem descer do veículo e quem estiver a pé tem que aguardar na fila respeitando o distanciamento social.

Tipos de teste

Em um dos espaços está sendo realizado o teste rápido através da coleta de sangue da ponta do dedo. Esse exame é indicado apenas para aquelas pessoas que estão sem sintomas. O resultado sai no prazo de trinta minutos.

Já em outra sala é feito o exame de RT-PCR destinado para quem está com sintomas entre três e dez dias no máximo ou pessoas assintomáticas que tiveram contato com caso confirmado da covid 19. Neste caso é coletado material nasal e o resultado é entregue por e-mail ou de forma presencial no prazo mínimo de três dias.

Após uma entrevista, a equipe determina qual exame será realizado no paciente.

Horário de funcionamento

O serviço está aberto à população todos os dias da semana, inclusive nos sábados e domingos, no horário das 8h às 17h. Podem participar do teste pessoas com sintomas sugestivos da doença – sejam quadros leves ou graves – além daquelas que tiveram contato domiciliar com casos confirmados do novo coronavírus, independentemente de estar apresentando sintomas.

Por enquanto o serviço não tem data marcada para terminar e a expectativa do estado é atender cerca de 120 pessoas por dia.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.