ELEIÇÕES 2020

Em um ano, Recife será a cidade mais segura do Nordeste, promete Feitosa (PSC)

Feitosa (PSC) também diz ter alinhamento com o presidente Jair Bolsonaro e diz defender armamento e hidroxicloroquina

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 02/10/2020 às 13:47
Sem Crédito
FOTO: Sem Crédito

O candidato Coronel Feitosa (PSC) foi o segundo entrevistado das Sabatinas aos candidatos à Prefeitura do Recife, desta sexta (02). Além do comunicador Geraldo Freire, a entrevista contou com a participação do jornalista Jamildo Melo.

Sobre o aumento de candidatos militares nesta eleição, o Coronel Feitosa, que era conhecido no cenário político como Alberto Feitosa, disse acreditar que sempre existiu uma grande quantidade de militares disputando as eleições, mas que com o sucesso da candidatura do presidente Jair Bolsonaro isso ficou mais evidente. “Logicamente fica mais enfatizado quando tem um presidente da República que toma a bandeira falando da Pátria, falando de Deus, falando da família, que são coisas que norteiam a vida de caserna”, pontuou.

Ex-secretário de Turismo de Pernambuco, na gestão do ex-governador Eduardo Campos (PSB), e ex-secretário de Saneamento do Recife, na gestão do atual prefeito Geraldo Júlio (PSB), o candidato negou afinidades políticas, e justificou suas atuais críticas. “Eu nunca me filiei ao PT, PSB, PSOL, ou qualquer sigla de coloração vermelha. Muito pelo contrário, eu estive na gestão para trabalhar, e trabalhei. Dos candidatos, observem quem tem, de fato, serviços prestados ao Recife. Não me vieram com nenhuma proposta de alinhamento ideológico”, garantiu.

As críticas à gestão do PSB não pararam por aí. Para o candidato, o atual governo não é ético. “Como que o governo é ético e recebe seis visitas da Polícia Federal? Como que o Governo é ético e recebe cautelares do Tribunal de Contas? Como que se mantém um processo na Justiça Federal porque fez troca de empenho? É bom que se diga, e eu fui o primeiro político a dizer isso”, disparou.

Sobre o inquérito que investiga a Prefeitura do Recife pela compra de respiradores, Coronel Feitosa criticou os equipamentos. “São respiradores para porcos, sim, porque é pior ainda. Esses respiradores nunca foram testados. Eles, sequer, tinham selos da ANVISA”, afirmou o candidato.

 

Adversários

Coronel Feitosa fez rápida avaliação dos seus adversários na disputa pela Prefeitura do Recife. Sobre João Campos (PSB), o candidato disse que ele precisa decidir a que governo ele faz parte. “João Campos é um deputado que ganhou um mandato de deputado federal usando a imagem do pai. É uma capitania hereditária que quer se manter. E é um deputado muito mal avaliado no Congresso Nacional”, disse.

Sobre Patrícia Domingos (Podemos), ele questionou o fato dela não ser recifense, e sim carioca, o que ele acredita ser um fator negativo para quem pretende administrar a cidade.

Coronel Feitosa foi irônico ao chamar Marília Arraes (PT) de “princesa” e disse que ela esconde o PT durante a sua campanha. “Por que não assume que é Lula, Dilma? Por que não assume que toda a cúpula dela está envolta em processos de condenações. E mais, o que Marília fez pelo Recife?”, questionou.

O comunicador Geraldo Freire ainda perguntou para o Coronel Feitosa sobre a sua opinião em relação ao também candidato Mendonça Filho, que também recebeu críticas. “Pensava que ele ia fazer a campanha dele sobre a educação. Quantas creches o Ministério dele entregou ao Recife?”, perguntou.

Segurança pública

Após as perguntas sobre os outros candidatos, o Coronel direcionou sua fala para a questão da segurança, da pauta em defesa ao armamento, e garantiu que entre os candidatos bolsonaristas, ele é o que mais tem afinidades com o presidente Jair Bolsonaro. “Ele é militar, eu sou militar. Eu defendo o armamento, defendo a hidroxicloroquina. Fui o único político pernambucano que o defendi naquele embate com Moro. Essa é a diferença”.

O candidato promete que, caso eleito, vai armar a guarda-municipal do Recife. “Eu vou assumir a segurança pública, e, em um ano, Recife vai ser a cidade mais segura do Nordeste”, contou. “Eu quero a oportunidade de governar o Recife para cuidar da população, como eu cuido da minha família. Me considero o candidato mais bem preparado. Sou Coronel da Polícia Militar, conheço a questão da segurança pública", completou.

Coronel Feitosa também aproveitou a oportunidade para relembrar os shows internacionais que ele trouxe ao Recife, enquanto secretário da pasta. “A gente tem que fazer a cadeia produtiva de turismo girar”, pontuou.