VIOLÊNCIA

Major da PM envolvido em tiroteio com mortos em bar do Recife recebe alta

Tiroteio entre o major da PM e um policial penal deixou três pessoas mortas; vítimas não tinham relação com a briga

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 05/10/2020 às 14:10
Bruno Campos/JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/JC Imagem

O major da Polícia Militar José Dinamérico Barbosa da Silva Filho, um dos feridos no tiroteio em um bar em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, no mês passado, teve alta médica. Dinamérico é um dos acusados de ter trocado tiros com o policial penal Ricardo de Queiroz Costa durante uma discussão. No tiroteio, três pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas.

Ricardo e Dinamérico tiveram o relaxamento da prisão preventiva decretado e aguardam a conclusão do inquérito em casa. A Polícia Civil solicitou ao Ministério Público prorrogação do prazo.

Relembre o caso

O major da Polícia Militar José Dinamérico Barbosa da Silva Filho, de 49 anos, e o policial penal Ricardo de Queiroz Costa, de 40 anos, estavam no Bar do Primo, localizado na Rua Professor José Brandão, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, quando começaram uma discussão. O caso aconteceu no dia 6 de setembro.

Houve troca de tiros e, além dos envolvidos, outras pessoas também ficaram feridas. Pelo menos sete viaturas da Polícia Militar foram enviadas ao local. Policiais do 19º Batalhão aprenderam, no bar, três pistolas, quatro carregadores de pistolas e 39 balas (24 munições de calibre 9mm e 15 de calibre 380.).

Na ocorrência, sete pessoas foram atingidas pelos disparos, incluindo os envolvidos na briga. Uma vítima faleceu no local e outra veio a óbito em uma unidade hospitalar, para onde foi socorrido. No dia 9 de setembro, mais uma vítima faleceu. Os três estavam na mesma mesa.

As vítimas fatais foram o corretor Ekel de Castro Pires, 62 anos, o empresário Cláudio Bezerra Bandeira de Melo Sobrinho, 57 anos, e George Mauro Vasconcelos, de 70 anos.

A corregedoria da Secretaria de Defesa Social instaurou processo administrativo contra os dois policiais.