Aumento

Gás de cozinha: com aumento de 5%, confira como fica o novo preço, que vale a partir desta quarta (21)

É o sétimo aumento da Petrobras nos últimos seis meses

Carol Coimbra
Carol Coimbra
Publicado em 21/10/2020 às 12:00
Léo Motta/JC Imagem
FOTO: Léo Motta/JC Imagem

A Petrobras anunciou um aumento de 5% no valor do gás, que já vale a partir desta quarta-feira (21). Este aumento foi o sétimo em apenas seis meses. Os reajustes são repassados para as cinco distribuidoras de Pernambuco que, por sua vez, repassaram pras cerca de 1.600 revendedoras que tentam não repassar tanto assim para os consumidores, como explicou a presidente-executiva do Sindicato dos Revendedores de Gás de PE, Francine Gulde.

“A Petrobras está usando uma política internacional, então, ultimamente, tem aumentado bastante desde março que estamos tendo aumentos consecutivos em relação ao gás de cozinha. A Petrobras repassa para as distribuidoras, que são cinco e que ficam em Suape, aqui em Pernambuco. As distribuidoras, por sua vez, podem ou não repassar o parcial ou integralmente para as revendas. As revendas também, como o mercado é livre podem ou não repassar para o consumidor”, contou.

“O que acontece é, que nos últimos aumentos, que a Petrobras tem dado, as distribuidoras têm passado integralmente para as revendas, e as revendas muitas têm absorvido parcialmente, porque nós que estamos ligados diretamente com o consumidor sabemos que o consumidor não pode receber aumento nesse momento, porém as revendas não estão suportando mais”, acrescentou Francine.

Pesquisar

Em Pernambuco, o preço médio do botijão de 13 kg é de R$ 70. Se distribuidoras e revendedoras repassarem integralmente o reajuste, o produto ficaria R$ 3,50 mais caro. Segundo Francine, a orientação é pesquisar.

“O que eu digo ao consumidor é pra ele pesquisar o preço porque é muito variável. Também depende da condição de pagamento do consumidor, se ele vai pegar na revenda ou receber em casa”, aconselhou.

Ouça a reportagem de Leonardo Vasconcelos: