TESTE

Vacina de Oxford: Anvisa confirma morte de voluntário brasileiro

De acordo com Anvisa, o voluntário que participava dos testes da vacina de Oxford faleceu na segunda-feira (19)

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 21/10/2020 às 15:02
Governo do Estado de São Paulo
FOTO: Governo do Estado de São Paulo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, nesta quarta-feira (21) que um voluntário brasileiro, participante dos testes da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório Astrazeneca, morreu. No entanto, ainda não foi informado se o voluntário recebeu uma dose da vacina ou placebo.

Por meio de nota, a Anvisa afirmou ter sido formalmente comunicada sobre o óbito na última segunda-feira (19) e que os dados da investigação realizada pelo Comitê Internacional de Avaliação de Segurança foram compartilhados com a agência. Segundo a Anvisa, o comitê sugeriu o prosseguimento dos estudos.

Na nota, a Anvisa explicou que os dados de voluntários de pesquisas clínicas "devem ser mantidos em sigilo, em conformidade com princípios de confidencialidade, dignidade humana e proteção dos participantes."

Confira a nota completa da Anvisa:

Em relação ao falecimento do voluntário dos testes da vacina de Oxford, a Anvisa foi formalmente informada desse fato em 19 de outubro de 2020. Foram compartilhados com a Agência os dados referentes à investigação realizada pelo Comitê Internacional de Avaliação de Segurança. É importante ressaltar que, com base nos compromissos de confidencialidade ética previstos no protocolo, as agências reguladoras envolvidas recebem dados parciais referentes à investigação realizada por esse comitê, que sugeriu pelo prosseguimento do estudo. Assim, o processo permanece em avaliação.

Portanto, a Anvisa reitera que, segundo regulamentos nacionais e internacionais de Boas Práticas Clínicas, os dados sobre voluntários de pesquisas clínicas devem ser mantidos em sigilo, em conformidade com princípios de confidencialidade, dignidade humana e proteção dos participantes.

A Anvisa está comprometida a cumprir esses regulamentos, de forma a assegurar a privacidade dos voluntários e também a confiabilidade do país para a execução de estudos de tamanha relevância.

A Agência cumpriu, cumpre e cumprirá a sua missão institucional de proteger a saúde da população brasileira.